Lista de jogos curtos pra quem não tem tempo

Claro, eu amei as centenas de horas que passei nos mundos de The Witcher 3 e Red Dead Redemption 2, mas, em geral, pra me convencer a jogar qualquer jogo por mais de 20h, ele precisa ser beeem especial. Sempre que me interesso por um jogo, procuro por ele no site HowLongToBeat.com , que mostra a duração média de cada título e, quanto mais longo, mais pro fim da fila ele vai.

Para ser impactante, um jogo não precisa ser longo, basta ser bom.

Com isso em mente, elaborei uma lista com 11 jogos curtinhos que eu joguei e adorei.

1 – Gone Home

É 1995 e você chega em casa de madrugada, depois de passar um ano no exterior. Sua família não está lá para recebê-lo. Algo não está certo. O que aconteceu?

Gone Home é um simulador de exploração interativa que convida você a revirar gavetas e armários, investigar objetos pessoais e descobrir a intimidade dos moradores da casa para desvendar a tocante história por trás dos acontecimentos daquela noite.

Duração média: 2 horas e 30 minutos.

2 – Milkmaid of the Milky Way

Na Noruega, em 1920, uma jovem mulher vive sozinha em uma fazenda em um lugar remoto, após a morte dos pais. Cuidar das vacas e fabricar leite e queijo sozinha não é fácil, os negócios vão mal e, para piorar, coisas estranhas acontecem durante a noite.

Milkmaid of the Milky Way (Leiteira da Via Láctea, em tradução livre) é um point-and-click premiado que conta uma história de mistério e sci-fi com puzzles, exploração e texto em rimas, como um poema.

Duração média: 2 horas.

3 – Bem Feito

Bem Feito mistura nostalgia e creepy pasta, simulando a ROM de um jogo que teria sido lançado nos anos 90 para GAME BOY JOGAROTO.

O jogo recheado de humor negro tem como protagonista um garoto chamado Reginaldo, que precisa fazer tarefas em casa, como cuidar das suas plantinhas, pescar e cozinhar. Mas Reginaldo às vezes tem pensamentos estranhos, e é visitado por amiguinhos ainda mais estranhos.

Duração média: 2 horas.

4 – 1979 Revolution: Black Friday

Baseado em histórias reais, o jogo coloca você bem no meio da revolução iraniana de 79, que ficou marcada pelo massacre conhecido como Sexta-Feira Negra. Você está na pele de um fotógrafo que cobre os protestos contra o Xá, mas se vê envolvido no turbilhão político e religioso do momento.

Esse jogo em estilo documental é um drama interativo, onde suas escolhas afetam sua experiência e o destino dos personagens.

Duração média: 2 horas.

5 – The Stanley Parable

Nesse jogo você é Stanley, um trabalhador de escritório que pode explorar o prédio livremente. Livremente? Será que existe mesmo livre arbítrio? Será que suas decisões não são condicionadas por outra pessoa?

Esse jogo quebra a quarta parede e todas as regras de como jogos devem funcionar, desafiando você a quebrar o jogo de novo e de novo, para a fúria do narrador que está contando sua história.

É um jogo difícil de explicar, só jogando mesmo.

Duração média: 2 horas.


VEJA 5 JOGOS NO ESTILO WALKING SIMULATOR QUE VOCÊ DEVERIA JOGAR


6 – A Hand With Many Fingers

Neste jogo investigativo, você está sozinho em um prédio com arquivos empoeirados da CIA, juntando as peças de uma conspiração dos tempos da guerra fria, e deve procurar pistas em recortes de jornais e documentos censurados. Cada nome, local e ano mencionados podem levar você a outras pistas, se você souber procurar.

Mas, à medida em que a noite avança e você começa a descobrir indícios (baseados em fatos reais) do envolvimento da CIA em assassinatos, golpes de estado e tráfico de drogas, uma sensação de paranoia começa a ser construída, e você começa a sentir que talvez não esteja tão sozinho ali…

Duração média: 1 hora e 30 minutos.

7 – Loco Motive

Um passageiro foi assassinado à bordo do Reuss Express, e você é o principal suspeito. Neste adventure com clima de Agatha Christie e que homenageia os clássicos da Lucas Arts, você precisa provar sua inocência através da interação com personagens pitorescos e puzzles point-and-click.

A versão que joguei era uma edição lançada em uma Game Jam, mas o jogo vai ganhar uma nova versão, mais robusta, para PC e consoles ainda neste ano. Abaixo você confere o trailer da nova versão:

Duração média: 1 hora.

8 – Dagon: by H. P. Lovecraft

Um soldado que ficou à deriva no mar durante a Segunda Guerra Mundial se vê sozinho em uma ilha misteriosa, onde ele faz uma descoberta que vai pertubá-lo profundamente.

Este não é beeem um jogo, mas uma experiência interativa que adapta fielmente o conto Dagon, o primeiro dos famosos Mythos de Cthulhu, do autor H. P. Lovecraft.

Duração média: 30 minutos.

9 – Virginia

Virginia é um jogo de suspense em primeira pessoa, com clima de Twin Peaks. No jogo, você é uma agente do FBI que, ao lado de uma colega, investiga um desaparecimento na cidade de Kingdom, Virgínia, onde todo mundo parece ter algo a esconder, inclusive você e sua colega.

Há pouca jogabilidade e o foco é a história, contada com edição cinematográfica que corta de uma cena para outra, deixando à cargo do jogador preencher as lacunas.

Duração média: 2 horas.

10 – Dear Esther

Aqui, você explora uma bela ilha desabitada, com construções abandonadas, e um narrador melancólico lê trechos de uma carta enviada para uma mulher chamada Esther.

Não há inimigos, objetivos ou puzzles para resolver. Apenas o prazer de descobrir mais sobre a história do narrador, através de objetos no cenário que evocam novas lembranças e fragmentos da carta.

Duração média: 1 hora e 30 minutos.

11 – Wheels of Aurelia

Em Wheels of Aurelia você parte em uma viagem pelas estradas da Itália, nos anos 70, na pele de Lella, uma jovem de personalidade forte e com um passado tumultuado, que está dando uma carona para uma amiga.

O jogo é uma novela gráfica baseada em curtos momentos de diálogo durante a viagem de Lella, encorajando você a repetir a viagem várias vezes para escolher estradas diferentes, conhecer novos personagens e escolher outras opções de diálogo, pois tudo isso interfere em qual dos 16 finais você vai ver.

Duração média: 1 hora.