Em 1970 uma estatueta de mais de 700 anos é encontrada no coração da floresta amazônica e chega ao departamento de arqueologia da Universidade do Amazonas, que organiza uma expedição para encontrar o possível sítio arqueológico.

Como membros da expedição, os jogadores viajam à região do Alto Solimões, agora marcada por conflitos entre povos indígenas, garimpeiros e militares, que voltam os olhos para o desenvolvimento e ocupação da Amazônia. Mas a floresta esconde mistérios que talvez devessem permanecer assim…

Os Filhos do Rio é uma one-shot não oficial criada para o sistema Chamado de Cthulhu RPG, embora possa ser adaptada para Rastro de Cthulhu e outros sistemas com facilidade. Ela leva de duas a três sessões para ser jogada, dependendo do grupo.

Esta é minha primeira aventura de RPG, e sendo amazonense, a aventura surgiu da minha vontade de ambientar um jogo na região, terreno fértil para todo tipo de perigo e mistério. Mas que também vive sob constante ameaça.

Escrevi uma primeira versão dessa aventura em 2020 e mestrei em live pra alguns membros do Mapingua Nerd. Este ano resolvi organizar a aventura em pdf para compartilhar com a comunidade. Deu muito mais trabalho do que eu imaginava, principalmente porque desgostei de muito do que eu havia feito antes e acabei reescrevendo quase toda a aventura. Mas, pelas recepção super positiva nos grupos de RPG onde compartilhei, valeu a pena.

Estou disponibilizando-a gratuitamente AQUI, mas se você gostar e quiser me pagar um café, meu pix tá na última página antes das fichas 😉

A organização do conteúdo foi baseada nas aventuras oficiais publicadas pela Editora New Order e traz informações sobre o contexto da ditadura militar, a situação na região, além de todas as informações que o Guardião precisa para narrar a aventura, como eventos, fichas de inimigos, mapa (fictício) da cidade de Fonte Boa-AM (que foi onde meu pai nasceu, mas nunca visitei), além de 4 fichas pré-prontas para investigadores.

Coloquei no PDF, mas acho válido trazer aqui também, algumas obras que inspiraram, em maior e menor medida, direta e indiretamente, Os Filhos do Rio: