Oi pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim. Deixa eu contar as novidades logo por aqui: a partir de hoje, e contando sempre quinze luas para frente, vocês vão encontrar no Mapingua Nerd os manuscritos culinários da Culinária de Acheron e de outras obras de fantasia! Sim, lembram das Receitas Épicas, que tiveram apenas quatro edições aqui no blog? Pois é, eu resolvi assumir a bagaça e agora o Receitas Épicas é uma coluna quinzenal! Um espaço para quem gosta de culinária medieval! Sim, pois o nerd que vos fala quer compartilhar um pouco de suas aventuras no universo das receitas antigas!

Quem acompanha As Crônicas de Acheron – série de fantasia por mim escrita aqui no Mapingua Nerd – sabe que o povo em Acheron, como todos nós, adora comer! E eu – o autor – adoro cozinhar! E se você tem curiosidade a respeito de como era a culinária do passado aqui é o seu lugar! Vem comigo e vamos experimentar juntos receitas antigas que moldaram o gosto moderno por comida e tem feito a cabeça e o paladar do universo da fantasia!


“…Gostaram também da maçã assada? Perfeito para noites como essa, não se sentem aquecidas?!
-Sim! Excelente combinação para ceias de inverno! – Falamos, enquanto sentíamos a textura macia da fruta liberar o cheiro do cravo e da canela.”

– AS CRÔNICAS DE ACHERON –  Prólogo: Da batalha de Damonih contra Ninrim e a Visão de Claekuth

Para estreia da nossa honorável coluna, trago-vos uma receita simples de maçãs assadas! O diálogo entre Morjal e suas amigas formigas, acima, dá pistas de como seriam essas maçãs! A receita original foi retirada do Chiquart’s ‘On Cookery’ e é bem simples. Morjal certamente a refinou para tornar seu gosto mais ao paladar das formigas, que adoram açúcar!

INGREDIENTES

Para executar algo parecido com o que o Guardador das Maçãs Imperecíveis gosta de comer nas noites de inverno em Thelim, você vai precisar de:

  • 4 maçãs;
  • Uma assadeira;
  • Açúcar mascavo;
  • 4 cravos (pode ser em pó, aí serão 4 pitadas);
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1/3 de xícara de água

Obs: se quiser usar vinho também, ½ xícara de vinho tinto;

MODO DE PREPARO

Retire o miolo das maçãs com uma faca e colher (é importante tirar as sementes). Coloque no centro oco delas o açúcar mascavo, um pouco de canela em pó, o cravo (se quiser usar o vinho, coloque). Disponha numa assadeira e coloque a água nela (a água tem apenas que preencher a base da assadeira).

Eu costumo usar vinho tipo Malbec.

Tá. Sou exagerado. Despejo açúcar, cravo e canela também na travessa.

Coloque as maçãs no forno pré-aquecido a 200°C. Espere por cerca de 45 minutos a uma hora. A receita é perfeita como sobremesa. Nos tempos antigos servia-se ao final dos banquetes… muitas vezes acompanhadas de bebidas quentes como cerveja e vinho.

Licença poética para o sorvete e a calda. Fica uma delícia.

Se interessou pela receita? Mãos à obra! Gosta de literatura fantástica e se interessou pelo universo de Acheron? Se sim, clique aqui para ler o capítulo onde estão as maçãs! Bom apetite e boa leitura!

Câmbio desligo, leprechais.