Quem ama a franquia Pokémon aqui? Pokémon tem uma legião de fãs e jogos de sucesso para diversas plataformas. O sistema de jogos de cartas Pokémon TCG é ainda bastante popular entre os fãs, sendo um dos produtos derivados da franquia que se tornou febre no Brasil junto do anime, no fim dos anos 1990. Falamos com o Cléber Paes ilustrador e designer de Manaus, sobre uma série de fanarts que ele vem publicando em suas redes sociais.

Cléber é um fã de Pokémon das antigas e conta um pouco sobre como surgiu a vontade de criar a série de ilustrações.

“A ideia de fazer as ilustrações das cartas surgiu da minha própria paixão mesmo pela franquia. Sempre joguei os jogos, via o anime e recentemente tinha voltado a colecionar as cartas de Pokémon TCG, Colecionando elas eu fiquei apaixonado pela quantidade de artes incríveis que tinham no jogo. Cada carta é feita por um ilustrador diferente, tem seu estilo diferente, você inclusive pode ver o nome do artista que fez a carta no canto inferior esquerdo dela. Então colecionar as cartas virou algo além dos próprios pokemons, virou uma coleção de mini quadros de cada um desses artistas pra mim.”

Cléber também comenta sobre sua relação com a franquia que, segundo ele, está ligada diretamente à paixão pelos monstrinhos.

“Na real minha relação com desenho é diretamente ligada a Pokémon haha. Eu joguei pela primeira vez Pokémon num Game Boy emprestado pelo meu melhor amigo de infância e eu fiquei absurdamente viciado no jogo, era a coisa que eu mais gostava de fazer. Só que quando eu voltava pra casa eu não tinha como jogar, então eu desenhava os pokémons haha. Eu sempre desenhei (frase dita por 9 a cada 10 ilustradores), mas eu desenhava sem me importar muito com o que estava fazendo, quando comecei a jogar pokémon e assistir o anime, eu tive a vontade de realmente aprender a desenhar pra poder desenhar os pokémons exatamente como no anime. Então acho que o primeiro passo, talvez o passo zero (se é que isso faz sentido), da minha carreira como desenhista foi desenhar Pokémon.”

O artista diz que pretende continuar com a série, mas que ainda não sabe onde ela irá parar.

“Minha vontade é continuar fazendo o quanto eu puder, não defini um limite de cartas, mas algo que eu tenho vontade mesmo é de entrar no concurso de arte da Pokemon Company, onde eles escolhem os artistas que irão fazer as artes das próximas coleções. Isso seria incrível, seria um ciclo completo haha.” 

Para acompanhar o trabalho do Cléber e conferir as próximas ilustrações da série, basta seguir o artista em seu perfil no INSTAGRAM.