Após um árduo processo de publicação, uma empenhada campanha no Catarse.me e uma longa batalha por financiamento público, finalmente o primeiro volume de Trovão – Irmandade, HQ escrita e ilustrada pelo manauara Luiz Andrade, membro do coletivo Xmao, está entre nós!

 O O material, publicado há poucos meses na FIQ – Feira Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, marca a estreia de Andrade no formato, e traz nada menos do que as aventuras de um combatente do crime pelas vielas mais sombrias de Manaus.

Com um traço limpo e leve, Luiz Andrade nos presenteia com a história do menino Leonardo, que, desamparado na periferia da cidade, comete pequenos delitos para sobreviver com outros irmãos de rua. Atendendo pelo nome de Trovão, o menino é o mais rápido da gangue, mas tudo muda quando é esfaqueado ao tentar impedir um latrocínio.

Trata-se de uma história de origem, pois, após uma série de acontecimentos que redefinem a vida do jovem Leo, ele reassume o manto de Trovão, agora um vigilante dedicado a manter a ordem no submundo de Manaus, e que acaba confrontando ninguém menos que seus antigos companheiros de roubo, então chefes criminosos na cidade.

Apesar da leveza visual do título e de uma atmosfera narrativa fortemente influenciada pela cultura dos mangás, é uma história densa, que navega com segurança por temas como violência, criminalidade e abandono, não apenas introduzindo um novo herói ao crescente elenco de personagens de quadrinhos produzidos aqui em Manaus, mas oferecendo um título com bastante potencial e expectativa para os volumes por vir.

O trabalho leva o selo do coletivo Xmao, grupo de ilustradores que já foram destaque aqui no Mapingua por suas conquistas na Comic Con Experience, na FIQ e em diversas exposições em salões de arte fora do país. Além de Trovão – Irmandade, o grupo também publica antologias de contos produzidos por autores locais e ainda  os volumes de um mangá original, Cat Spirit, de Rafael Rodrigues, que logo também vai contar com resenha aqui no site.

O primeiro volume de Trovão – Irmandade conta ainda com artes conceituais e colaborações de artistas parceiros, como Mendes Auá, Ircomix e Jean Okada, e pode ser adquirido pelo site oficial do Studio Duas Linhas. Garanta não só o seu exemplar, mas também a continuidade do trabalho de nossos artistas, afinal nosso apoio é indispensável para que o Norte domine o mundo.