O Amazonas possui vasta história com a sétima arte. Desde o pioneirismo nacional de Silvino Santos em documentar a história e o dia a dia dos manauaras e dos amazonenses, passando pelos produtores dos anos 60 que se destacaram nacionalmente e chegando a maior celebração do cinema que já ocorreu em nosso estado, responsável por influenciar uma nova geração de produtores, o Amazonas Film Festival.

O desejo da série documental ‘Da ideia ao palco do Amazonas Film Festival’ é dar voz e até mesmo cara, para autores que muitas vezes duvidaram de si, não contaram com apoio, guerrearam e lutaram para que sua ideia chegasse ao papel e de lá viram uma nova perspectiva de arte, de trabalho e até mesmo de carreira profissional.

As entrevistas foram rodadas nos meses de março e abril de 2021, utilizando a plataforma Zoom. As entrevistas tinham duração de no máximo 1 hora e trazia a biografia do artista, como se interessou por cinema, como é o seu trabalho como roteirista e a importância de ter participado e ganhado o Amazonas Film Festival com aquela ideia.

O Amazonas Film Festival teve 10 edições, sendo a última em 2013, o festival foi responsável por fomentar um movimento artístico de produtores locais que viram a possibilidade de ter suas ideias tiradas do papel e transformadas em filmes para passar na tela do Teatro Amazonas.

A proliferação de ideias se deu pelo acesso aos mecanismos e instrumentos de gravação e filmagem. Isso fez com que uma gama de jovens e até veteranos profissionais do audiovisual local, arriscassem a reunir uma equipe e trabalhar em um filme.

Foram centenas de produções realizadas em Manaus e no Amazonas com intuito de participar do Festival. É claro que já havia na cidade, desde os anos 2000, um movimento de videomakers, e que eles já vinham realizando mostras e concursos locais. Mas nenhum festival deu tanto destaque e trouxe a possibilidade dos produtores amazonenses interagirem com produtores e realizadores de cinema, nacionais e internacionais.

Cada episódio tem duração de até 20 minutos, trabalhando com um perfil por episódio. Ao total, são 10 episódios – 2 por semana – que serão lançados no Youtube do Grupo Audiovisual Planos em Sequência.