A ciência é algo fascinante que conquista muita gente desde criança a adultos, mas não é nada difícil imaginar que ainda existem pessoas que não podem ter contato com a ciência ou, caso tenham esse contato, pode acabar sendo de uma maneira um pouco superficial. Com a ideia de levar ciência para mais pessoas, um grupo de Manaus resolveu se reunir e fazer palestras em escolas públicas da cidade.

Em entrevista ao Mapingua Nerd, uma das idealizadoras do projeto, Carlla Vicna, contou um pouco mais sobre o Projeto Cosmos. Segundo ela, a  ideia surgiu após Carlla e alguns amigos participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) quando estavam no primeiro ano do ensino médio. Após realizarem a prova, o grupo notou que tiveram muitos assuntos ali que não tinha sido ministrados na escola e começaram a estudar um pouco mais sobre astronomia.

Ao terminarem o ensino médio, o grupo decidiu voltar à sala de aula, mas dessa vez dando palestras sobre astronomia para que os alunos do ensino médio pudessem ir melhor nas provas da OBA. “Não existe a matéria de astronomia nas escolas, geralmente está diluída em outras matérias como geografia, física e química.”, conta Carlla.

Após realizar a primeira aula o grupo viu que conseguiu se conectar com outros jovens através da astronomia e resolveram então criar o Projeto Cosmos.

O projeto já tem 3 anos de estrada e nesse tempo muita coisa legal aconteceu. O grupo realiza atividades e brincadeiras com os alunos de ensino público, mostrando astronomia por meio de outras matérias, fazendo com que os alunos acabem vendo um lado das matérias como física e química que geralmente não podem acompanhar em sala de aula.

“Teve uma vez que iríamos fazer uma aula no sábado de manhã, mas o dia amanheceu chovendo. Pensei que ninguém iria aparecer, afinal era um sábado e ainda estava chovendo, mas quando apareci no colégio, tinha 54 alunos para assistirem a palestra.”, diz Carlla.

A importância de levar ciência para outros jovens

Carlla comenta que é bastante importante levar ciência para os jovens do ensino público, pois assim os alunos conseguem ver que qualquer um consegue ser um cientista. Ainda existe muita gente que acha que virar cientista é algo impossível e que somente gênios conseguem, porém o Projeto Cosmos mostra que não.

Outro fator importante em levar a ciência para as escolas, é que os alunos conseguem desenvolver um pensamento mais crítico e passam a questionar livros que trazem informações erradas, como por exemplo, livros que geografia que mostram informações incorretas sobre astronomia.

As portas estão abertas para quem quiser participar do grupo

Atualmente o grupo é composto por 25 voluntários de diversas áreas como química, física e geografia. Para participar do projeto, não é necessário estar cursando exatas, é necessário apenas ter interesse em astronomia. Pra fazer parte do grupo, basta entrar em contato com o Projeto Cosmos pelas redes sociais que os responsáveis enviam um formulário mostrando como se tornar um voluntário.

Projeto Cosmos na Hungria 

Os membros do Projeto Cosmos escreveram um artigo e o submeteram para um simpósio na Hungria e foram aprovados, mas para o artigo ser publicado, pelo menos um dos autores deve comparecer para uma palestra nesse simpósio, então os membros criaram um crowdfunding para que você possa os ajudar a conquistar essa meta.

A meta é de R$ 8.000,00 para que o grupo possa cobrir os gastos da viagem e hospedagem para que um membro do grupo possa ser enviado para o simpósio. O grupo acredita que é importante levar a ciência para jovens e que desse jeito eles podem acabar melhorando a educação, então a grande luta do crowdfunding é para que o grupo possa publicar o artigo e ajudar na melhora da educação.

Você pode ajudar o grupo fazendo sua doação por esse link e depois é só torcer para que os jovens possam ir para a Hungria e consigam publicar esse artigo para continuarem levando ciência para outros jovens, não só de Manaus, mas do mundo inteiro.

Keep it cosmic.