Novo projeto amazonense pretende aproximar artistas e produtores nacionais de quadrinhos do público através de uma série de documentários e entrevistas.


O projeto “Palavras, Imagens e Artífices“, contemplado no edital Conexões Culturais da Prefeitura de Manaus, é uma iniciativa que visa aproximar o público e os artistas de Manaus de outros artistas e produtores do mercado nacional. A ideia inicial seria trazer artistas de relevância nacional para darem palestras e oficinas em Manaus, falando de seus métodos de produção e do mercado editorial.

Mas, devido à pandemia, a proposta foi reformulada. Alguns convidados gravaram entrevistas em seus estúdios de arte, enquanto outros disponibilizaram-se a participar de lives, sendo entrevistados pelos organizadores do projeto, Evaldo Vasconcelos e Sâmela Hidalgo.

Segundo Evaldo, o primeiro participante será Rogério de Campos, editor da editora Veneta, que já participou da editora Conrad e da revista Animal, importantes iniciativas do cenário nacional de quadrinhos. “Além dele já temos material gravado com Daniel Esteves, Gidalti Jr e Wagner Willian. Outros artistas ainda serão confirmados.

A ideia é lançar um vídeo por semana, no canal da Semana do Quadrinho Nacional Manaus no YouTube, que, desde o início de 2021, tem trazido uma série de conteúdos sobre a nona arte, como um curso de produção de HQs e um documentário sobre os produtores locais e a pandemia da covid-19.

O projeto “Palavras, Imagens e Artífices” é mais uma ação organizada por integrantes do cenário local que evidencia o movimento de quadrinhos que vem se consolidando por aqui. Eventos e feiras de venda de quadrinhos independentes, novas publicações, criação de coletivos de produtores e indicações para prêmios nacionais também integram esse bom momento da produção no Amazonas e do Norte do país como um todo.


As informações das entrevistas estarão disponíveis nas redes sociais da Semana do Quadrinho Nacional Manaus.