O Instituto Mana, organização dedicada a combater a violência de gênero contra as mulheres e promover a emancipação feminina, realiza no dia 27 de setembro mais uma edição do Clube das Manas Manaus, discutindo o livro “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood.

O livro, recentemente adaptado pelo canal de streaming Hulu em uma série chamada The Handmaid’s Tale, é criticamente aclamado em função de abordar temas distópicos, com destaque para a objetificação da mulher em uma sociedade religiosa fundamentalista. A fim de dissecar tais temas, Anne Paiva de Alencar, diretora do Instituto Mana, enfatiza a escolha do livro para a discussão:

O livro da Margaret Atwood é uma obra completa. Além de estar sendo bem discutido atualmente, tendo em vista o sucesso da série de TV The Handmaid’s Tale, o livro consegue retratar de forma bem pessoal diversas situações que as mulheres já sofrem ao redor do mundo. Atwood conseguiu condensar em uma só história pequenas e grandes violações que atingem as mulheres diariamente, mas que não nos chocam por já serem normalizadas socialmente“.

Promo da adaptação

Apesar de tratar de uma ficção futurista, a obra de Atwood é ainda um dos retratos distópicos mais assustadores na literatura, uma vez que representa não uma fantasia, mas um quadro inquietantemente possível para nossa sociedade, na qual o fundamentalismo religioso e posicionamentos políticos retrógrados insistem em cercear a liberdade de grupos marginalizados, as mulheres aí inclusas.

A discussão sobre a obra de Atwood acontecerá a partir das 19h do dia 27 de setembro, nas dependências da Livraria Leitura no Amazonas Shopping. Para mais informações, basta confirmar presença na página oficial do evento.

O Clube das Manas Manaus

Todos os meses, na última quarta-feira do mês, o Instituto Mana realiza o seu clube do livro na Livraria Leitura do Amazonas Shopping, discutindo livros escritos exclusivamente por mulheres e utilizando a literatura para discutir a realidade das mulheres hoje em dia. Então fique no aguardo para as próximas edições.

Capa: Pastel Magazine