Todo fã de anime tem aquela música de abertura que, quando toca, dispara um turbilhão de memórias e sentimentos nostálgicos. E, de certa forma, mesmo quem não se considera geek já deve ter se deparado com um acorde familiar ou um refrão chiclete da abertura de animes queridinhos pela comunidade nerd. E é a partir dessa inevitabilidade sonora que nos deparamos com aquela trilha melancólica da infância/adolescência capaz de despertar – quase automaticamente – um tsunami de lembranças pessoais que vira e mexe adoramos relembrar.

Em vista disso, listamos algumas aberturas consideradas inesquecíveis por fãs do mundo inteiro, seja devido a sua relevância na ambientação do enredo, seja devido ao impacto que deixou na cultura pop, ou, ainda, às inúmeras memórias afetivas que tornaram-se inesquecíveis ao fiel público dos animes. Por isso recomendamos que afivele os cintos, libere sua nostalgia, e aproveite essa verdadeira viagem ao tempo através música nerd.

01. We Are – Hiroshi Kitadani (One Piece)

Há mais de duas décadas ia ao ar o primeiro episódio de One Piece, e como imaginar as aventuras do caçador de tesouros que um dia será o rei de todos os piratas sem o embalo de We Are no início de cada episódio? Presente até o episódio 47, esta abertura foi usada praticamente em todos os episódios especiais, além de ser ouvida no primeiro filme da série.

02. Rewrite – Asian Kung Fu Geration (Fullmetal Alchenist)

Quem acompanha as aventuras dos irmãos alquimistas Ed e Al Elric sabe que um dos pontos fortes das animações é a sua trilha sonora sendo, até mesmo, difícil escolher apenas uma das aberturas, contudo, nesta lista, quem entra é Rewrite. A música é cheia de percussões e metais, além de trazer vocais poderosos da banda interprete o que a torna enérgica no ponto certo. Inclusive vale a recomendação de uma versão completamente remasterizada de 2016 com clipe disponível no YouTube – vale a pena dar uma conferida.

03. Cha-La Head Cha La – Ghironobu Kageyama (Dragon Ball Z)

E o que dizer da abertura de Dragon Ball Z? A faixa acompanhou o anime nos primeiros 199 episódios e nos primeiros 9 filmes da franquia, além de ter sido regravada em diversos outros idiomas, sendo, aqui no Brasil, interpretada por Rodrigo Firmo. A versão brasileira, inclusive, pode facilmente ser considerada uma das mais icônicas entre os amantes de anime fazendo barulho até hoje, e levando os fãs à loucura.  Quem nunca correu para sala para cantar “Cha-La head Cha-La” que vire o primeiro shot do “eu nunca”.

04. Aoi ano sora – Ikimono Gakari – (Naruto)

Também conhecida como Blue Bird, esta é indiscutivelmente umas das queridinhas da franquia, e nota-se o poder da faixa por ser uma das mais ouvidas da trilha mesmo fazendo parte de um arco “filler” do anime. A voz doce da vocalista nos momentos certos, além das imagens de abertura e toda a atmosfera sonora a tornam – de longe – a mais marcante da lista. Aposto que alguns de vocês já foram correndo pesquisar no Google depois de lembrar da música sem saber quem cantava e escreveu “o pai ai ta la konohamaru e dorimee”, seguido de uma pequeno surto e até lagrimas repentinas brotando nos olhos ao ouvir a balada. Sem julgamentos.

05. Pegasus Fantasy – Make Up (Os Cavaleiros do Zodíaco)

Tenho que admitir que esta é minha preferida na lista, apesar de ser difícil escolher entre as demais envolvidas nesta lista. Lançada em 1986 e embalando a abertura da saga das 12 casas do zodíaco, Pegasus Fantasy é capaz de despertar um misto de sentimentos e independentemente de ser ouvida em Japonês (interpretada pelo poderoso Nobuo Yamada) ou em português (por Edu Falaschi, como geralmente ouvimos na infância), caiu no gosto da maioria dos fãs da série. Certamente essa abertura consegue nos tirar o fôlego do início ao fim e despertar profundos sentimentos nostálgicos.

06. The World – Nightmare (Death Note)

The World como abertura de Death Note trás toda a essência que a história do anime propõe nos primeiros segundos de cada episódio. E que musica senhores! Compatível com personalidade sombria do próprio Kira, a letra intensa somadas a vibe do anime, a interpretação e sua melodia quase heavy metal é um prato cheio aos telespectadores e amantes da boa música. É a cereja sombria em cima do bolo macabro que é o desenrolar desta ótima trama.

07. Brave Heart – Ayumi Miyazaki (Digimon Adventure)

Não bastasse o arrepio e a ansiedade por cada digievolução em Digimon Adventure, Brave Heart se consolidou e provou ser insubstituível em cada sequência de Adventure. Não importa se você escolheu o universo de Ash ou de Tai e seus amigos, é impossível não se emocionar, ou – no mínimo – reconhecer a qualidade da música e o impacto em uma geração inteira, já que mesmo em 2020 a musica vem marcando presença em Last Evolution Kizuna. Assim como em Dragon Ball Z, vale ressaltar a versão da abertura BR interpretada por Angelica nas manhãs da TV Globinho cantando o refrão: “Digimon digitais, digimons são campeões…”. Impossível não cantarolar esse trechinho mentalmente, não é mesmo?

08. Mezase Pokémon Master – Rica Matsumoto (Pokémon)

E não tem chance alguma de fazer uma lista de épicas aberturas e não incluir uma faixa da franquia Pokémon que, a propósito, tem tanta música boa que poderíamos fazer uma lista só de músicas da série. A faixa em questão é tão marcante que mesmo aqui no Brasil, a adaptação para o português ganhou uma canção completamente diferente – derivada da versão americana. O sucesso dos vocais de Rica Matsumoto não passou desapercebido, e a faixa embala momentos fantásticos do desenho, além de fazer presença na maioria dos filmes da série. Recentemente a canção ganhou uma versão nova devido ao aniversário de 20 anos do anime.

09. Temos que Pegar – Janaina Bianchi

E como comentamos no tópico acima, aqui no Brasil Pokémon ganhou uma abertura derivada da versão americana e a faixa “Temos que Pegar” foi sucesso absoluto na voz da icônica Janaina Bianchi. Até hoje aclamada pelos fãs brasileiros, a canção já ganhou inúmeras versões ao longo dos anos, além de marcar momentos pra lá de emocionantes durante a animação. “Vai ser grande a emoção, POKÉMON…” Tenho certeza você sabe completar o restante da música, estou certo?

É claro que além das aberturas listadas acima existem inúmeros animes com trilhas sonoras épicas capazes de proporcionar sensações e despertar esse lado melancólico de viagem no tempo; e ainda que as vezes seja difícil decidir qual destas músicas desperte mais gatilhos, é inegável que boa parte de nossas lembranças foram moldadas ao som da boa e velha cultura japonesa.

Esta publicação foi enviada por um leitor.
Quer colaborar com o Mapingua Nerd também? Clique aqui e saiba como!