A 11ª edição do FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte) acontece entre os dias 03 e 07 de agosto, na capital mineira. Conhecido como um dos maiores eventos focado em histórias em quadrinhos da América Latina, o FIQ confirmou dois nomes de artistas da região Norte entre os seus convidados.


Tai Silva e Ademar Vieira fazem parte parte do hall de convidados e devem estar presentes em atividades durante o evento em Belo Horizonte que ainda serão divulgadas. Ademar é jornalista, roteirista e quadrinista, membro fundador do estúdio Black Eye, de Manaus (AM), e autor da HQ “Ajuricaba” (realizada em parceria com o ilustrador Jucylande Jr.). Já Tai Silva é nativa de Belém do Pará, artista visual e professora na faculdade Estácio-FAPEm e participou de publicações como a coletânea “Colapso” (Peba, 2021), “Açaí Pesado 3: Distopia Neocabana” (Açaí Pesado, 2021) e “Mulheres & Quadrinhos” (Skrypt, 2020).

Além dos convidados, esta edição conta com o trabalho da ilustradora amazonense Laura Athayde na criação da identidade visual.

Sobre o FIQ

Criado em 1999, o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, tem sido uma peça fundamental no processo de valorização e crescimento dos quadrinhos no Brasil. Como maior evento do gênero na América Latina, o Festival é referência obrigatória para os quadrinistas e público, uma vez que apresenta um painel da produção contemporânea de quadrinhos no mundo e propicia o intercâmbio entre artistas e editores nacionais e internacionais.

Entre os dias 3 e 7 de agosto de 2022, a capital mineira sedia o maior evento latino-americano dedicado ao gênero dos quadrinhos. O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH chega à sua 11ª edição e acontecerá no Minascentro, oferecendo ao público cinco dias de programação intensa, diversificada e gratuita.  O evento contará com diversas atividades, como: debates, palestras, sessões de autógrafos, lançamentos, ações formativas, feira de quadrinhos, rodada de negócios, dentre outros. O festival busca promover, valorizar e fazer crescer a cena dos quadrinhos na cidade. 

Acompanhe informações na página do Festival no Portal Belo Horizonte.