Na vontade de homenagear os realizadores que fizeram parte da pesquisa “Amazônia Audiovisual: Representatividades Contemporâneas” (realizada pelo NAVI, Núcleo de Atropologia Visual, nos anos de 2013 e 2014, com o patrocínio da Fundação de Amparo a Pesquisa), a Mostra “Encontro de Olhares” exibe dois filmes que representam singularidades da Amazônia, desde festas religiosas a saberes tradicionais e trabalhadores rurais. 

Ambos os filmes escolhidos são de produção acreana. O primeiro, de 2012, Awara Nane Putane – uma historia do cipó, tem direção de Sergio de Carvalho, e é uma animação que discorre sobre o uso da ayahuasca pela versão dos Yawanawa. O mais interessante é que o curta é todo no idioma da etnia e legendado em português. Além do mais, nenhum dos sons utilizado na produção é artificial. 

O segundo, de 2010, é Kene Yuxi, as voltas do Kene, de Zezinho Yube. Este se desenvolve através da busca por conhecimentos dos grafismos tradicionais das mulheres Huni Kui (ou Kaxianawá).

A exibição dos filmes ocorrerá dia 30 de junho, quinta-feira, às 12h30, no Auditório Rio Negro – localizado no ICHL, UFAM.