Mister No é como é chamado o piloto americano Jerry Drake, um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que abandonou sua pátria, desiludido pela violência e as imposições da sociedade ocidental. Em sua fuga, escolhe viver em Manaus, no coração da Amazônia. E é nessa cidade que compra um velho Piper e passa a ganhar a vida como guia turístico. Honesto, sincero, amante do álcool e de mulher bonita, é um rebelde por natureza, como demostra o seu apelido.

O autor da série, Sérgio Bonelli, apresenta assim o personagem no prefácio de uma edição especial de 10 anos publicada na Itália: “Em primeiro lugar, por que o nosso protagonista se chama Mister No? Na realidade, o seu verdadeiro nome é Jerry (Jerome) Drake. Um nome até normal. Mas Jerry não é um homem normal: é um rebelde, um do contra. Em suma, alguém que sempre diz não. Disse não à guerra, apesar de ter combatido heroicamente na Coreia e no fronte italiano (como visto em Ataque Suicida). (…) E um belo dia ele se mandou. Como muitos já sonharam em fazer, ele largou tudo e se refugiou no Brasil, em Manaus, uma cidade hoje esquecida mas que no passado conheceu o esplendor do ciclo da borracha, quando em pouco tempo se tornou uma das cidades mais ricas do mundo. É onde Mister No ganha o pão de cada dia fazendo voos turísticos com seu velho Piper. De Manaus ele vai pela Amazônia sem fim, uma imensa selva inexplorada que representa, neste mundo hoje em dia tão concreto e banal, um sonho ainda vivo de aventura, de mistério e de fantasia. As histórias de Mister No acontecem no mundo real, mas também nos limites da realidade”.

Lançado em 1975 como uma minissérie de cinco episódios, a HQ fez tanto sucesso que a série regular mensal teve 379 edições, com a última publicada em dezembro de 2006.

No Brasil, Mister No foi publicado por várias editoras, sendo a mais recente a Editora 85, que deu início à publicação da série Mister No Especial, uma série publicada anualmente na Itália. A Editora 85 publicou as 3 primeiras edições no Brasil de 2018 a 2019, e em 2020 utilizou o Catarse para realizar a pré-venda da 4a edição, em que o piloto vai à África conhecer os Zulus.

Agora, a editora Red Dragon traz novas séries do gibi italiano ao Brasil. A primeira série será chamada simplesmente Mister No e irá compilar as edições italianas do número 241 ao 379. A segunda série, que provavelmente se chamará Mister No Clássicos, irá compilar as aventuras inéditas dos primórdios até a edição 240 italiana.

Para isso, a Red Dragon também contou com um projeto de financiamento coletivo no Catarse, que teve o apoio de 220 pessoas e arrecadou R$ 17.142, que serão utilizados para produção, impressão, licença e envios das HQ’s para os apoiadores.

Quem não quiser perder as próximas edições pode seguir os perfis da Editora 85 e da Red Dragon no Catarse.