Os fãs brasileiros de HQs possuem boas opções para conhecer a fundo sobre esta arte através das diversas feiras espalhadas pelo Brasil, como Fest Comix (em São Paulo), a Bienal de Quadrinhos de Curitiba e o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) em Belo Horizonte; porém, em breve os fãs locais também ganharão uma feira dedicada a HQs ‘só para chamar de sua’; trata-se do “1º Festival Amazônico de Quadrinhos”.

O Festival será realizado no hall e dentro do Auditório Rio Amazonas na Universidade Federal do Amazonas; contará com a participação de aproximadamente 30 artistas e será divido em dois espaços: o Beco dos Artistas e o Auditório. O Beco dos Artistas será o coração do evento e terá artistas locais e nacionais divulgando e vendendo seus trabalhos.

 

 

Entre os artistas já confirmados (e com número da mesa reservado) para o evento estão o povo de sucesso na Bienal de Quadrinhos de Curitiba, Black Eye Estúdio (5) e Evaldo Vasconcelos (17); os participantes do Coletivo X Mao, Luiz Andrade (estandista na FIQ) e Rayanne Cardoso; além de Gustavo Borges (16), que estará fazendo o lançamento da Graphic MSP “Cebolinha – Recuperação”. O autor também dará uma palestra no auditório com o tema “Como sobreviver ao mercado de quadrinhos”.

Além da palestra de Gustavo, já estão confirmadas as palestras de Evaldo Vasconcelos,  sobre os meios de publicação nos dias atuais e da experiência dele em grandes eventos e a do Luiz Andrade, falando sobre as publicações de tiras, além de um painel sobre as diversas graphic MSP já lançadas, com Carlos Vicente.

 

Esforço conjunto para trazer o autor de Cebolinha – Recuperação

O Festival Amazônico de Quadrinhos (FAQ) nasceu do esforço coletivo da loja Don’t Panic Geek e do resenhador de HQs no Instagram, @quadrinhos.sa que transformaram um interesse em comum em um ensejo para divulgar a arte local.

“Em uma das minhas resenhas no instagram, o Gustavo Borges comentou na postagem e acabei por questioná-lo se ele poderia vir a Manaus para lançar seu mais recente trabalho desenvolvido, a Graphic MSP ‘Cebolinha – Recuperação’; o autor explicou que, apesar do interesse, só poderia vir se alguma empresa ou livraria o levasse”, contou Carlos Vicente do Quadrinhos S.A

Fotos: Graphic MSP Cebolinha – Recuperação; o autor Gustavo Borges junto com Mauricio de Sousa

Carlos conta que entrou em contato com as livrarias locais, mas nenhuma se mostrou interessada em fazer o lançamento; porém, ao divulgar a ideia em um grupo de empreendedores nerds local, o resenhador foi abordado por Juliana Aquino, dona do Don’t Panic Geek, que relatou já ter tentado também negociar uma possível vinda do autor para Manaus; logo surgiu uma parceria e o planejamento de um novo evento.

“O mercado de quadrinhos em Manaus está em pleno crescimento, com representantes na CCXP, stand na FIQ e palestra na Bienal de Curitiba, então a presença do Gustavo seria uma excelente oportunidade para fomentar e divulgar o trabalho dos artistas locais; temos obras de ótimas qualidades por aqui, mas que muitos não conhecem e estamos dando espaço a todos, tanto aos que estão começando, quanto aos mais consolidados”, explicou Carlos Vicente.

“O Gustavo estará presente durante todo o evento, com uma mesa própria; então mesmos aqueles que, por algum empecilho, não possam assistir a palestra que ele fará no evento, ainda poderão ir na mesa dele para trocar uma ideia, comprar um quadrinho, pegar autógrafos e afins”, afirmou Carlos Vicente. “Inclusive na mesa dele será possível garantir todas as obras dele, além da do Cebolinha”, revelou.

Quer mesa no evento?

O evento ainda está com inscrições abertas tanto para artistas quanto para patrocinadores e empresas que queiram participar do Festival. “Os novos inscritos ficarão situados na área laranja do mapa; sendo que as mesas de 21 a 30 podem ser usadas tanto por artistas, quanto por empresas de pequeno porte; já o espaço dos dois stands será destinado para os patrocinadores”, contou o organizador. “Cada mesa pode ser dividida por dois artistas no valor de 100 reais”, adiantou.

Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (92) 98410-9312 e (92) 98113-2730 ou ainda pelo Facebook do evento.


Serviço

1º Festival Amazônico de Quadrinhos
Data: 9 de novembro (sexta)
Horário: das 14h às 21h
Local: Auditório Rio Amazonas (e seu Hall) – Faculdade de Estudos Sociais (FES), Setor Norte da Ufam
Entrada: Gratuita
Informações: Facebook do evento ou da loja Don’t Panic Geek, o instagram @quadrinhos.sa ou pelos telefones (92) 98410-9312 e (92) 98113-2730.