A HQ Sumaúma, do artista Fabio Gimovski, parte de uma tentativa de somar esforços aos movimentos que buscam ampliar a voz de povos indígenas no cenário brasileiro atual, em que é cada vez mais mais comum a exploração do ecossistema, queimadas e ações ilegais de garimpos e madeireiras.

O projeto contou com o auxílio dos pajés do povo Shanenawa, do Acre, que relataram suas histórias, tradições e costumes ao autor. Sumaúma mistura eventos fictícios com fatos históricos em pouco mais de 200 páginas, dividas em quatro capítulos.

A história começa com uma semente lançada nos sonhos do personagem Ravi, e logo o universo xamânico da Amazônia se apresenta em sonhos recorrentes, que mostram a floresta onde o personagem ouve mitos de criação dos povos originários e se questiona a realidade da sua vida.

Além das descobertas de Ravi, é apresentada a história do povo do pássaro azul, seu embate com missionários e a sua jornada por seringais antes de suas terras serem demarcadas.

Sumaúma está buscando financiamento coletivo no site Catarse e os apoios que garantem um exemplar impresso começam a partir de R$ 55. Entre as recompensas para quem apoiar o projeto com valores acima desse, estão prints exclusivos, camiseta com a arte da capa, ecobags e até mesmo algumas artes originais. 14% do valor arrecadado será direcionado aos integrantes da aldeia Kané Maerá, do povo Shanenawa, no Acre.

A meta proposta para o lançamento do livro já foi alcançada, porém a campanha só termina no dia 11/07, então ainda é possível apoiar o projeto até essa data.