O HQMIX divulgou na última terça-feira (29/09) a lista de indicados para a 32ª edição de sua tradicional premiação e, entre os indicados, está o quadrinho amazonense “A Última Flecha“, da dupla Emerson Medina e Romahs Mascarenhas.

O quadrinho, lançado em 2019 pela editora Monomito com o apoio da Prefeitura de Manaus, já rendeu ótimos frutos para o cenário nortista, sendo indicado em listas de melhores quadrinhos e recebendo boas críticas.

Desta vez a obra concorre na categoria “Publicação de aventura/terror/fantasia” de um dos prêmios mais disputados do país. Entre os concorrentes há trabalhos de peso como “Três Buracos” (Mino), “A Grande Odalisca” (Pipoca & Nanquim) e “Gideon Falls 2” (Mino).

Romahs Mascarenhas e Emerson Medina no lançamento da HQ na Banca do Largo

Falei com a dupla de criadores sobre a indicação. Medina, roteirista e idealizador do projeto, comenta sobre como recebeu a notícia: “Muito gratificante, por ser meu primeiro trabalho profissional em quadrinhos e especial porque o HQMIX é referência na premiação nacional. E vem logo após a gente ser indicado como semifinalista do III Prêmio ABERST de Literatura mês passado.”

Romahs Mascarenhas, responsável pelas ilustrações da obra também falou conosco: “Eu e o Medina somos amigos de adolescência, vivíamos fazendo fanzine de xerox, participamos do CQM (Clube de Quadrinheiros de Manaus). Fico feliz que minha primeira graphic novel tenha sido com ele. Essa indicação ao HQMIX coroa tudo, para mim já é um grande prêmio.”

Romahs finaliza comentando sobre o momento que o quadrinho amazonense tem vivido. Apesar da crise causada pela pandemia e da crise preexistente do mercado de livros, os quadrinhos estão em ascensão no Brasil, e o Norte, apesar da timidez, aproveita o embalo. “O Amazonas está botando o pé na porta, entrando no mercado brasileiro e até internacional de HQ. Essas conquistas são importantes para a turma se sentir confiante em ir em frente.”, finaliza.

O HQMix

O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de quadrinhos e humor gráfico, anteriormente inscritos, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG). Neste ano, por conta da pandemia, a premiação ocorrerá de forma on-line, no dia 12 de dezembro, por meio das redes do SESC.