A comemoração do Dia do Quadrinho Nacional está voltando para uma nova edição; repaginada e ampliada: dessa vez serão três dias com palestras, oficinas, venda de trabalhos e apresentação de projetos.

Entre a HQs que serão anunciadas no evento estão “Ajuricaba” (Ademar Viera, Jucilandy Jr e Crystieê Santos); “Trovão 2” (Luiz Andrade); “No Rastro do Eldorado – Uma Biografia de Silvino Santos” (Evaldo Vasconcelos e Ricardo Souza); único artista de fora do estado, Ricardo é o ilustrador da HQ “Marighella #LIVRE”); “Maramunhã”, de Evaldo Vasconcelos e Rayanne Cardoso; e “A Última Flecha”, de Emerson Medina e Romahs Mascarenhas. As publicações foram contempladas no edital do Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura (Manauscult).

Outros artistas que lançarão trabalho no evento são Geovan Motter, com “T.E.A.M.” e “Totó 2”; Romulo Gama com “Sonho”, “O dedo do Meio” e “Amar é um lance Contraditório”; e o parintinense Levi Gama com “Teça e o Pássaro Negro” e “Caturama e a ilha dos Mistérios”. Além dos trabalhos individuais, o grupo também divulgará a coletânea “Ajuri #2”, com trabalhos de todos os membros.

O 2° evento do Dia do Quadrinho Nacional – Manaus será realizado nos dias 30 e 31 de janeiro (18h30 as 21h30) e 1º de fevereiro (16h30 as 20h30) na Banca do Largo (ao lado do Teatro Amazonas).

Programação de Palestras e Oficinas

Quinta-feira (30/01)
19h – Palestra “Quadrinhos Amazonenses 2020”, com vários artistas
20h – Palestra “Palavras, Imagens e Artífices”, com Evaldo Vasconcelos

Sexta-feira (31/01)
19h – Oficina “Produção, Divulgação e venda de quadrinhos”, com Evaldo Vasconcelos
20h – Oficina “Criação de personagens para quadrinhos”, com Luiz Andrade

Sábado (01/02)
17h – Oficina “Narrativa de Histórias em quadrinhos”, com Ademar Vieira
18h – Oficina Fanzine, por onde começar?”, com Alberto Fermin.

Escola de quadrinhistas

Os organizadores do evento, o coletivo de artistas “Grupo Ajurí”, apresentarão também seu novo projeto: “Palavras, Imagens e Artífices“, uma iniciativa que visa a formação de novos artistas de quadrinho e profissionalização dos atuais por meio de uma série de palestras e oficinas com profissionais brasileiros renomados.

O projeto trará a Manaus profissionais como Gidalti Jr, professor de desenho e premiado quadrinista com a obra Castanha do Pará, Rogério de Campos, editor da revista Animal e das editoras Conrad e Veneta, além de Wagner Willian, autor de Lobisomem Sem Barba e Silvestre entre outros artistas e profissionais do mercado editorial.

Todos os artistas confirmados até o momento são ganhadores do Prêmio Jabuti, maior premiação do mercado editorial brasileiro. O projeto Palavras, Imagens e Artífices será gratuito e ainda não tem data de realização confirmada.

*com informação de assessoria*