O estúdio Kadmus lança nesta semana “Crendice cabocla”, um projeto audiovisual desenvolvido pelo ilustrador Al Ramon em parceria com outros artistas.

O projeto foi contemplado no edital-prêmio Amazonas Criativo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e será publicado nesta quarta-feira, dia 15 de junho no canal do YouTube Kadmus Studio. O motion comics é uma técnica que emula a linguagem dos quadrinhos com elementos da animação, apresentando ilustrações suavemente animadas por meio de transições e outros efeitos de animação.

“Com um tema regionalista, apresentamos neste projeto um ‘causo’ amazônico envolvendo a Caipora que é uma entidade protetora da fauna e da flora. Nessa história ela atua não apenas como protetora mas também como aquela que aplica rigorosa punição para todos que desrespeitam a vida na floresta”, conta Al Ramon.

Al Ramon, criador do projeto

A história apresenta dois caçadores e o contraste entre a postura predatória de um e da reverência e temor de outro. Com uma representação atípica nesse projeto, a caipora é mais como uma remanescente de uma civilização ancestral nativa da região do que propriamente como uma entidade sobrenatural, como crê um dos caçadores.