Já parou pra pensar em quem organiza todos os textos que vêm nos quadrinhos que você compra todo mês? Quem revisa a ortografia? Quem traduz? Quem cuida para que a edição venha impressa sem nenhum problema? Bom, comandar toda essa linha de produção e os profissionais envolvidos nela é um trabalho do editor de quadrinhos e hoje vamos começar uma série por aqui, conversando com o famigerado “Editor do Dragão“, Cassius Medauar!

Cassius é jornalista formado pela Cásper Líbero, atua no mercado editorial há mais de 20 anos e ficou conhecido pela alcunha de “Editor do Dragão” na sua primeira passagem pela editora Conrad durante o boom dos mangás no país. Cassius foi um dos responsáveis por títulos como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, que logo se tornaram febre no país junto das adaptações para anime que também se popularizaram rapidamente. O editor também teve passagem pela Pixel/Ediouro e foi Gerente de Conteúdo na JBC, onde conseguiu desenvolver melhor a linha de títulos digitais da editora.

Mapingua Nerd: Como você se tornou editor?

Cassius Medauar: Fiz jornalismo aqui em SP e, ainda na faculdade, consegui um emprego de atendimento ao cliente na Editora Abril Jovem. Trabalhei lá quase dois anos atendendo telefonemas e respondendo cartas dos leitores, além de fazer amizade com os editores e aprender sobre o trabalho deles. Dois anos depois de sair de lá, um desses editores me indicou para a Conrad e fui contratado para  meu primeiro trabalho de editor: lançar os mangás de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco no Brasil. Isso foi em 2000.

Seguindo o caminho já trilhado por Stan Lee e outros grandes nomes dos quadrinhos, Cassius utilizou bem a seção de cartas das edições publicadas pela Conrad para se comunicar com seus leitores e criar um vínculo, lembrado por muitos ainda hoje. A dinâmica se tornou padrão e hoje as seções de carta deram lugar a outras ferramentas que possibilitam essa troca, comoos canais no YouTube e as redes sociais, que Cassius faz questão de manter atualizadas.

Exemplo da dinâmica da editora Conrad na seção de cartas, noticiada pelo Universo HQ em 2001.

Mapingua Nerd: Para você, o que resume o trabalho do editor de quadrinhos?

Cassius Medauar: O editor de quadrinhos é o sabe tudo e o faz tudo. Ele deve conhecer todos os processos da editora e, em geral, ajuda a cuidar desses processos todos também. O editor é um grande apostador no mercado editorial.

Depois de alguns problemas com séries interrompidas, a Conrad diminuiu o volume de publicações por volta de 2012 e quase desapareceu do mercado. Muitos leitores acreditavam que a editora, incorporada pelo grupo da Companhia Editora Nacional, havia, de fato, deixado de existir, mas, pegando muitos de surpresa, Cassius Medauar foi anunciado como gerente editorial da Conrad, com a missão de colocar a editora de volta ao jogo. Desde o anúncio da “nova Conrad”, muita coisa já foi lançada e anunciada. A atuação de Cassius e a aposta no material digital e nacional tem chamado a atenção e mexido com a nostalgia dos leitores que recordam da época em que o editor fez história na Conrad ao lado de outros excelentes profissionais da tradução, edição e arte.

Mapingua Nerd: Qual a importância do editor de quadrinhos na produção nacional?

Cassius Medauar: Bom, fundamental, né? O editor ajuda a selecionar bons materiais, encontrar coisas que estão faltando no mercado e também tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma boa HQ ao trocar ideias e sugerir coisas pros autores.

No momento, apesar da crise no mercado editorial, vemos surgir algumas editoras de quadrinhos de pequeno e médio porte, apostando na interação e fidelização do público, com material nacional e mesclando novas formas de financiamento e venda. Isso mostra que, mesmo com as dificuldades, o mercado nacional vem amadurecendo e é importante lembrar que profissionais como Cassius foram fundamentais neste processo.

Mapingua Nerd: Que dica daria para quem quer entrar no meio editorial, seja como editor, revisor, tradutor etc.?

Cassius Medauar: A dica é a mesma de sempre. Estudar e ler muito, se preparar. Fazer cursos, ir a eventos (quando possível), conhecer e conversar com as pessoas, ficar atento aos movimentos do mercado editorial e as possíveis vagas que aparecem. É um mercado bem pequeno, mas sempre aparecem oportunidades por aí!

Siga o @cassiusmedauar no Twitter!

Espero que tenham curtido e até o próximo papo!