Os cosplayers do Pará estão cada vez mais perto de ter um dia para chamar de seu. A Assembleia Legislativa do Pará aprovou em sessão ordinária, por unanimidade, o projeto de Lei 171/2019, que institui a data 18 de novembro como o Dia Estadual do Cosplay no Estado.

A matéria é de autoria do deputado estadual Fábio Freitas (Republicanos), e procura valorizar os artistas do ramo, tornando o cosplay um patrimônio cultural do Pará.

Representantes do grupos de cosplayer com o deputado estadual Fábio Freitas (Republicanos) | Foto: Divulgação

Estiveram presentes no plenário da ALEPA, durante a votação, os grupos de cosplayers Aranhas de Belém, Candy Store, COSBGW, Liga Cosplay Pará, Nerd Shoow Pará e North Geek.

Essa não é a primeira iniciativa no estado que busca valorizar os artistas desse segmento. Os municípios de Belém e Ananindeua já possuem leis próprias que instituem o cosplay como arte e manifestação cultural nesses municípios desde 2018 e 2021 respectivamente. Além de já possuírem tradição na realização de eventos nerds como o Comic Fest Pará, que teve sua terceira edição esse ano, e o Anime Geek em Ananindeua. Ambos após dois anos sem eventos presenciais. O estado também já sediou um evento do Dia Mundial do Cosplay

De acordo com uma análise feita pela Rakuten Digital Commerce, usada pelo deputado na proposição do projeto, “os amantes do universo nerd costumam gastar 40% a mais do que a média nacional. Esta é uma prova que o setor é relevante para a economia brasileira e mundial onde no movimento contemporâneo social a juventude está buscando formações e técnicas que o universo geek necessita profissionalmente para o movimento do mercado como youtuber, streamer, designer, desenvolvedor de jogos e aplicativos, digital influencer, cosmaker, o próprio cosplay e outros.”

Reptile dando uma entrevista (?) | Foto: Divulgação

Após a aprovação do projeto, os grupos comemoraram, e se mostraram muito satisfeitos com a aprovação da Lei. Agora, o projeto só precisa da sanção do governador, Helder Barbalho.