Temas de TCC nerds são uma realidade em Manaus. Já tivemos trabalhos de conclusão de curso sobre Harry Potter, RPG, The Walking Dead e até Cosplay. Dessa vez, a estudante de Letras Diana Farias escreveu e defendeu um TCC sobre o livro Coraline, de Neil Gaiman, na Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Coraline é uma garota que, ao se mudar com seus pais, encontra um mundo paralelo, mágico e bizarro, no qual seus pais são figuras pálidas com botões negros no lugar dos olhos. O livro está disponível no Brasil em uma edição especial de capa dura.

No trabalho ‘Do gótico ao fantástico: um estudo sobre Coraline’, Diana traçou um percurso histórico do gênero gótico até chegar no fantástico. Além disso, buscou quebrar o paradigma de que literatura infantojuvenil seja um gênero, quando na verdade é um recorte que engloba todos os gêneros literários.

Diana Farias, 21 anos, Licenciada em Letras, Mestranda em Letras e Artes pela UEA.

A ideia para o tema do trabalho surgiu durante o 5º período da faculdade, após cursar uma disciplina de Literatura Infantojuvenil e fazer um projeto de incentivo a leitura com o livro Coraline, com alunos de Ensino Fundamental e Médio. “Ao finalizar o semestre a experiência continuava latente na minha mente e, no início do semestre seguinte, eu já tinha certeza que era esse meu objeto de pesquisa. Não sabia bem como o trabalharia, mas seria ele.”, conta.

Segundo Diana, a parte mais difícil do seu trabalho foi ser orientada de forma online, em decorrência da suspensão das aulas presenciais da UEA. A segunda parte mais difícil foi a busca por referencial teórico para elaborar o tema, uma vez que não foi possível achar o PDF de livros específicos e alguns outros e-books eram caros.

Já a procura pelo orientador para o TCC não foi uma tarefa difícil. Diana conta que o professor que a auxiliou já havia gostado de algumas de suas outras ideias para trabalhar, então aceitou elaborar um trabalho sobre Coraline. “Ele gostou de todos os temas que eu apresentei. Como disse, eu ainda não sabia exatamente o quê, mas sabia que queria trabalhar com Coraline. Cada tema que eu escolhi ele aprovou e ficou muito satisfeito com o trabalho final.”, disse a jovem.

A jovem também incentiva que, quem quer trabalhar um tema da cultura pop em seu TCC, que corra atrás e invista nisso. “Sempre saiba o que já está sendo pesquisado sobre o seu tema, isso ajuda a desanuviar as ideias e traçar um caminho objetivo e com maiores chances de sucesso.”, conta. Além disso, outra dica fundamental, segundo Diana, é contar com uma boa orientação para que o trabalho seja bem sucedido.