Embora muitos telespectadores coloquem o autor de novela em um trono supremo, onde lhes é atribuída total responsabilidade pela obra, a realidade foge um pouco dessa visão. A produção de um produto audiovisual vai muito além de quem O escreve. Se pudéssemos comparar o produto final com uma grande orquestra, seria possível identificar que a musicalidade só é realizada, quando todos os instrumentos tocam sincronizadamente. Para que isso aconteça, deve haver alguém que entenda todo o processo e guie todos para um único propósito, seria ele o maestro. Em nosso caso, O(A) Diretor(a).

Conheça o trabalho de alguns diretores de telenovelas que fazem o gênero valer a pena:

Luiz Fernando Carvalho

Conhecido por trabalhos de laços fortíssimos com a literatura e que além de imagens fantásticas, representam sempre uma renovação estética do audiovisual brasileiro. O diretor Luiz Fernando Carvalho é responsável por inúmeros sucessos da teledramaturgia, entre eles: Renascer, O Rei do Gado, Velho Chico e Dois Irmãos. Em suas obras estão representadas, fortemente, a multiplicidade da identidade cultural do país e a experimentação visual e linguística, tendo como característica forte as imagens de tonalidades barrentas.

José Luiz Villamarim

Responsável pelas últimas grandes minisséries da Rede Globo, Villamarim tem um repertório fantástico na indústria audiovisual brasileira. Com mais de 25 anos de carreira na Rede Globo, o diretor fez parte do processo de criação de grandes sucessos da telinha, como , O Rei do Gado e Avenida Brasil, no entando ele só começou a render comentários da mídia em 2013 com suas produções para o horário das 23h. Dentre seus últimos trabalhos, ficaram marcados: O Canto da Sereia (2013) , Amores Roubados (2014), O Rebu (2014), Justiça (2016), e Nada Será Como Antes(2016).

Amora Mautner

Iniciou sua carreira como atriz, e por volta de seus 16 anos já participava da novela Vamp da Rede Globo, no entanto preferiu trabalhar principalmente como diretora. Até alguns anos atrás era conhecida como a mulher mais poderosa da dramaturgia da Globo. Seu grande sucesso foi Avenida Brasil, apontada como uma das responsáveis pela repercussão da trama, Amora passou a ser perseguida pela mídia. Hoje, a diretora está envolvida em duas próximas novelas da globo e um produção para a plataforma GloboPlay.