Começar às vezes pode ser um grande desafio. Com o intuito de ajudar pessoas a darem o primeiro passo e continuarem trabalhando rumo a seus sonhos, há cerca de 7 meses, nasceu o Manaus Artist Gang. A necessidade de uma rede de apoio entre artistas fez brotar em nossos corações a urgência em promover isso, e hoje já contamos com mais de 1000 pessoas, juntando todas as nossas redes sociais.

Certamente não existem receitas ou regras, mas sim referências e vivências que podem ser compartilhadas e servir de inspiração para outros. É importante salientar que cada indivíduo tem sua particularidade, mas poder contar com referências é fundamental. Nesse post você encontrará histórias, pontos de vista e vivências de uma galera que deu o primeiro passo e, hoje, segue firme nos seus objetivos.

Pablo Cunha (@pablocunhaa)

Pablo é fotógrafo, estudante de arquitetura e artista plástico. “Falar de arte, das variadas artes, é sempre incrível. Elas possuem o poder iluminar em um abismo e transformar aquela escuridão em traço e cor, como foi no meu caso”. O artista iniciou sua trajetória na fotografia em 2015 e, em 2016, deu seus primeiros rabiscos, ainda como hobby. Pablo acredita que ter uma visão sensível, buscar aulas na internet e participar de encontros fotográficos são peças fundamentais no início. “Relaxe! Você não tem obrigação de superar ninguém. Lembre-se, seu maior inimigo é você mesmo! Pois vai ter de lutar todos os dias quando o ócio bater. Não crie um rótulo, siga seu coração, seja sincero na sua arte que você vai começar a colher resultados incríveis”, conclui Pablo.

 

Jan Santos (@jan_ssnow)

Jan é escritor, autor amazonense de fantasia, professor, revisor e blogueiro. Teve seu primeiro livro publicado em 2013. Ele ressalta que, antes de ser escritor, é importante ser um leitor profissional. É preciso ler o que gosta e o que não gosta, além de recorrer a outros gêneros textuais para diversificar o que entendemos por narrativa. Gosta de livros? Beleza, experimente quadrinhos que fujam do comum, filmes e até bate-papos que aticem sua curiosidade de contar histórias. Devore histórias, independente do formato.

 

 

 

Nilberto Jorge (@nil_sketchbook)

Nilberto é ilustrador, estudante de design e empreendedor da Questo Estúdio Criativo, que começou como escola de artes e, hoje, também oferece cursos na área de design.   O artista recomenda que, antes de trabalhar comercialmente, é importante treinar muito buscando encontrar seu estilo próprio. Além disso, deve-se identificar a área na qual você quer atuar e amadurecer seu estilo ao agregar conhecimento a ele. Nilberto acredita que para empreender no cenário é muito importante ser criativo, saber desenvolver produtos a partir da arte e inovar.

 

 

Maria Luiza (@maluglasses) e Marcelo Sá (@marcelophotography)

Maria Luiza e Marcelo Sá são fotógrafos. Ambos afirmam que o primeiro passo para quem está começando é entender qual segmento você deseja focar, e em que perfil deseja se especializar. Investir em equipamento é importante, mas deve-se, sobretudo, pesquisar muitas fontes. Maria Luiza, que também é estudante de jornalismo e filmmaker, ressalta que, além de dar o primeiro passo é importante praticar muito.

Em comum, todos acreditamos que é necessário persistir, ter um foco bem definido e,  principalmente, amor no que se faz. O Manaus Artist Gang está aqui para isso: promover o encontro de pessoas com o mesmo sentimento e afinidades em comum. Para que se possa, incentivar, apoiar e fortalecer cada vez mais o nosso cenário nas artes plásticas, fotografia e escrita.

 

Além de acompanhar a coluna Conexão MAG aqui no Mapingua, você também pode fazer parte disso seguindo a gente no Instagram @manausartistgang!