Existem algumas séries de comédia que ocupam pilares intocáveis no Monte Olímpo de grandes séries. Entre elas podemos citar Seinfeld, The Office, Parks and Recreation, Arrested Development e, certamente, Community.

Com a simples premissa de mostrar o cotidiano dos alunos de uma faculdade comunitária dos Estados Unidos, Community contou com um time de atores tão talentosos, e roteiristas tão dedicados, que logo a série tomou outra proporção. Com “episódios temáticos” a cada semana a série se renovava e mostrava tudo que era possível de explorar na mídia televisiva da época.

Entre os mais marcantes estão os brincam de Faroestes, Star Wars, Animações em Stop Motion, Pulp Fiction, filmes de espionagem, séries de investigação, Dungeons & Dragons e até episódios mais ousados, como um documentário sobre guerra de travesseiros, um episódio quase inteiro em 16 bits e um episódio em universos alternativos.

Um tipo de loucura que os fãs de Rick & Morty podem achar familiar, já que o criador da série, Dan Harmon, também foi uma das mentes por trás da criação de Rick & Morty, que já deixou seu legado na cultura pop.

Personagens de Community como um easter egg em um episódio de Rick e Morty.

Outros dois grandes nomes envolvidos na produção da série eram Anthony e Joe Russo (os Irmãos Russo), que chamaram a atenção da Disney e Marvel Studios e foram convidados para dirigir os filmes Capitão América: Soldado Invernal, Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato. Então, se hoje você vibra de emoção com os últimos filmes dos Vingadores, tem muito de agradecer pelo trabalho dos Irmãos Russo em Community.

Polêmica

No fim do mês de junho, a Netflix retirou do de seu catálogo o episódio “Advanced Dungeons & Dragons” devido a um cena que eles consideraram ‘blackface‘, que é quando um ator branco usa maquiagem para se caracterizar como uma pessoa negra.

No episódio temático, o grupo se reúne para jogar RPG com um estudante que sofre bullying. Durante o jogo, o personagem Chang usa uma maquiagem preta para se caracterizar de Elfo Negro e é confrontado por Shirley que diz “Então vamos deixar esse crime de ódio passar despercebido?”. Em seguida, Chang é retirado do episódio.

O episódio é considerado um dos melhores entre os fãs da série, e alguns protestaram contra a decisão do serviço de streaming de retirar o episódio do catálogo, já que a cena alfinetaria o blackface. Enquanto outros defendem que a piada envelheceu mal e que a decisão da Netflix foi correta.

Seis temporadas e um filme

Community utiliza metalinguagem o tempo inteiro, e uma das piadas recorrentes era a do personagem Abed dizer que a série que eles estavam vivendo teria 6 temporadas e um filme, mesmo que, fora das telas, a marca parecesse improvável.

Ao fim de três excelentes temporadas, o criador da série foi demitido, resultando em uma quarta temporada que deixou tanto os atores quanto os fãs decepcionados. Após esse fiasco, Dan Harmon foi recontratado para dirigir a quarta e quinta temporadas e, ao final destas, a série acabou sendo cancelada devido à baixa audiência.

Parecia que a hashtag #seistemporadaseumfilme continuariam sendo apenas uma piada. Mas os direitos de exibição foram comprados pelo finado serviço de streaming Yahoo, que produziu a temporada final e deixou os fãs esperançosos com a possibilidade de um filme. Mas esse segue sem previsão de acontecer.

Hoje a série pode ser assistida tanto na Netflix quanto no Amazon Prime e permanece super atual, com discussões sobre responsabilidade emocional, feminismo, racismo e relacionamentos tóxicos, e tudo isso com cenas de fazer rir alto, entregue por atores extremamente talentosos, como é o caso de um dos destaques da série, Donald Glover, que ainda não havia se tornado o rapper ‘Childish Gambino’. Vale muito a pena assistir!