Aries, Touro, Pegasus, Andrômeda, Cruzeiro do Sul (Crux), Júpiter, Marte: você deve conhecer a maioria dessas constelações e planetas, mas você sabia que várias culturas tinham nomes próprios para elas, inclusive os nossos antepassados indígenas? Buscando analisar este elo entre os indígenas e a astronomia, será realizada a “I Semana de Astronomia Indígena”.

Uma constelação própria e seu uso

O evento é desenvolvido pelo Sesc Ciências junto com a Ufam, por meio do Departamento de Física, e visa fazer o visitante ter uma percepção do céu sob o olhar indígena.

“Os indígenas tinham e ainda tem nomes próprios para planetas e constelações, os quais são chamados de acordo com os animais da região deles, pois eles conseguem visualizar esses animais no céu; por exemplo, os índios Tupinambás atribuem a constelação de Andrômeda, o nome de Ema ou Avestruz”, explicou Cesar Marinho, coordenador do projeto Sesc Ciência. “Queremos que os visitantes também tenham essa percepção”, completou.

De acordo com o coordenador, era através do conhecimento astronômico que os indígenas direcionavam boa parte de suas vidas. “Eles utilizavam esses conhecimentos para direcionar os trabalhos sobre a caça, a pesca, o cultivo de plantas, além de estabelecer as estações do ano”, revelou.

Programação

Toda essa relação intrínseca com astronomia será analisada logo na palestra de abertura, que abordará a ligação dos indígenas com o céu e a astronomia. “Teremos ainda sessões de planetário em uma cúpula de 360º, onde serão estudadas as constelações ocidentais, além de serem realizadas oficinas para construção de um relógio solar e de um sistema solar. No final dos dias do evento, teremos observação com telescópio do planeta Júpiter e suas luas”, disse Cesar Marinho.

Para participar

Você pode participar do evento enviando um e-mail para “sala.ciencia@sesc-am.com.br”, informando o seu CPF e telefone; e aparecendo no primeiro dia para o credenciamento, das 9h às 11h. “Também é possível participar do evento somente aparecendo no primeiro dia, no momento do credenciamento, mesmo que não tenha mandado e-mail antes”, completou o coordenador.

O evento fornecerá certificado para todos os participantes inscritos e credenciados.

Informações básicas

A I Semana de Astronomia Indígena será nos dias 19 e 20 de abril, a partir das 9h, no Balneário do SESC (Av. Constantinopla, 288 – Alvorada), e será completamente gratuito.

Para mais informações ligue para os telefones (92)2121-5397, 98415-7818 ou acesse o site do Sesc-AM


Serviço

I Semana de Astronomia Indígena
Datas: 19 e 20 de abril
Horário: das 9h às 18h
Local: Balneário do SESC (Av. Constantinopla, 288 – Alvorada)
Inscrição: e-mail “sala.ciencia@sesc-am.com.br” (CPF e telefone) e apareça no credenciamento/ou somente apareça no credenciamento
Preço: gratuito
Público: aberto a todos
Informações: ligue para os telefones (92)2121-5397, (92) 98415-7818 ou acesse o site do Sesc-AM