Illuminati, os senhores do mundo, essa talvez seja a maior das teorias da conspiração que você encontra pela internet. Esse grupo, “secretamente”, controla eventos globais para levar a humanidade a uma nova ordem mundial. Acontecimentos como o atentado do 11 de setembro e as produções da indústria cultural visam esse fim, inserindo mensagens subliminares para manter a população alienada e não descobrirem a tão preciosa verdade universal. Eles fazem de tudo para não sabermos que, na realidade, os mais poderosos governos são controlados por seres reptilianos, que inclusive vêm do centro da terra, de Argatha, e na verdade os OVNIs avistados pelos céus seriam a vistoria deles. Isso é apenas um resumo de várias coisas que já ouvi a respeito dos Illuminati, nesse post separei alguns jogos que os referenciam, ou que apresentam alguma grande conspiração que se assemelhe às práticas dessa organização dita secreta.

Deus Ex

Os Illuminati na série Deus Ex são os que mais se aproximam do que nós conhecemos, levando em conta a fundação no ano de 1776, além das suas práticas. Em Deus Ex, eles se dedicam à perfeição espiritual do indivíduo e à dominação de todas as instituições civilizadas, estabelecendo uma nova ordem mundial sob o seu controle. Eles se vêem como os administradores da humanidade, porque acreditam que a sociedade não funcionaria sem a intervenção e a orientação de um grupo de elite que toma decisões para as massas.

No mundo de Deus Ex, os Illuminati estão por trás de disseminações e erradicações de grandes epidemias, do canal de noticiários mais visto do planeta, a Picus TV, em quase todos os lugares que você entra nos dois últimos jogos da série, o jogador se depara com uma televisão ligada com a imagem da âncora Eliza Cassan. Os Illuminati também estão relacionados com a tecnologia ciborgue da série, os aprimorados, envolvidos em nanotecnologia.

Eliza Cassan, âncora da Picus TV – Deus Ex: Mankind Divided (2016)

Street Fighter

Até em uma franquia de jogos de luta eles estão presentes, os Illuminati foram apresentados em Street Fighter III e também fazem parte da trama do V. Apesar da inspiração semelhante na sociedade secreta que conhecemos, no universo de Street Fighter se apresenta com um caráter religioso, seu objetivo é criar uma utopia para seus seguidores “dignos” após o apocalipse do mundo. Outra inspiração para esses Illuminatis é a infame seita japonesa Aum Shinrikyo, que se inspirou em religiões orientais, cristãs e escritos de Nostradamus.

Em Street Fighter III, o atual imperador, Gill, assumiria a tarefa de criar uma nação composta dos mais aptos e melhores que a humanidade tinha a oferecer a fim de realizar sua salvação, sentindo que o estado mundial de conflito e mudança aumentaria antes do eventual cataclismo catastrófico. Após participar nas sombras dos eventos do V, Gill organiza o terceiro torneio mundial para avaliar quais seriam os lutadores mais fortes, “dignos” de sobrevivência.

Gill e os Illuminati – Street Fighter III (1997)

Assassin’s Creed

As indústrias Abstergo são um conglomerado empresarial multinacional e a principal frente das ações modernas da Ordem dos Templários, eles foram responsáveis pela maior parte do desenvolvimento tecnológico humano nos últimos milênios. As origens da Abstergo datam de 1937, consistindo em um esquema dos templários em conquistar o mundo através do capitalismo e do progresso científico, tendo entre os mentores da época: Henry Ford. Apesar de sua contribuição para a humanidade no decorrer dos tempos, seu objetivo como membros templários é a destruição da Ordem dos Assassinos, a aquisição de tecnologias avançadas, originalmente criadas pela primeira civilização: as Peças do Éden. Nos tempos onde se passam os jogos da franquia, a Abstergo utiliza pessoas no Projeto Animus para acessar as memórias de seus antepassados para montar o mapa desse tesouro, que auxiliaria os templários no estabelecimento de uma Nova Ordem Mundial.

Logo da Abstergo

Fallout

Em 2077 ocorreu a grande guerra nuclear que dizimou quase toda a vida sobre a terra. Os Vaults (cofres) são abrigos subterrâneos que serviriam para proteger as pessoas dessa destruição toda, mas, secretamente, o governo dos Estados Unidos utilizou-se dos Vaults para uma série de experimentos sociais, testando diferentes condições de vida a que um grupo pode se submeter, poucos abrigos realmente serviram para seu real propósito de proteger os habitantes americanos. O conceito dos Vaults e seus experimentos lembra muito a teoria da conspiração dos caixões da FEMA, que diz que os Estados Unidos estão antecipando um grande desastre e já têm onde enterrar os milhões de mortos. Os que acreditam já imaginam a possibilidade de ser uma super epidemia, ataques terroristas com armas biológicas, e alguns vão mais além dizendo que é um plano mundial para conter o aumento da população humana.

Em Fallout, existe a facção Enclave, que se consideram os mais dignos de recolonizar os Estados Unidos após o holocausto nuclear. Os membros são remanescentes dos governantes do país na época da guerra e se refugiaram em instalações no Oceano Pacífico escapando das bombas. Havia um projeto para a colonização de outro planeta, a Enclave seria a guia para tal missão, enquanto os Vaults haviam sido projetados para selecionar os humanos capazes de realizar essa missão, isso explica as condições adversas a que foram submetidos. Entretanto, houve uma mudança de planos e a Enclave teve que colonizar o que sobrou do planeta, eles são o grupo mais poderoso em força militar da franquia.

Propaganda dos Vaults

DMC: Devil May Cry

Esse jogo tão controverso da série Devil May Cry apresenta uma tentativa de reboot que não foi adiante por conta da recepção negativa dos fãs. Algo bem interessante em DMC é a temática, ambientado em Limbo City, uma cidade controlada por demônios, enquanto a população é totalmente ignorante a isso. As ações das pessoas são monitoradas por câmeras espalhas pela cidade, os confortos oferecidos como a indústria do entretenimento e de alimentos são utilizados para manter a alienação. No decorrer do jogo o protagonista Dante se junta a um grupo de resistência que busca combater os demônios que controlam essa realidade.

Representação dos malefícios do refrigerante – DMC: Devil May Cry (2013)

Metal Gear

Na franquia Metal Gear existe praticamente a evolução de um grande grupo secreto que coordena as ações de eventos que ocorrem no decorrer da história. O primeiro é conhecido como Os Filósofos (The Philosophers), que surgiram após a Primeira Guerra Mundial, consistindo na relação invisível das mentes mais brilhantes de Estados Unidos, União Soviética e China. No início eles utilizariam de seus recursos e influências para afastar a humanidade de outra grande guerra, entretanto, com a morte do último fundador na década de 1930, a razão original do grupo passou a ser corrompida e os membros posteriores não carregavam mais os mesmos objetivos. Os Filósofos acabaram sendo a própria face da guerra, durante esse tempo reuniram seus recursos, totalizando cerca de cem bilhões de dólares. Esse dinheiro, conhecido como o Legado dos Filósofos, foi usado para desenvolver formas inteiramente novas de guerra que dominariam as questões globais pelas próximas décadas: foguetes, armas nucleares e soldados super-humanos.

Os Filósofos (The Philosophers)

Após a Segunda Guerra Mundial, a rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética no universo de Metal Gear é resultado das divergências entre os filósofos americanos e russos durante os eventos da guerra, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento das bombas atômicas pelos Estados Unidos. O Legado dos Filósofos foi roubado e distribuído em diversas contas bancárias secretas ao redor do mundo. A queda dos filósofos ocorreu quando Zero e Ocelot adquiriram o Legado e reorganizaram o grupo americano, criando a organização conhecida naquele momento como Cipher. O objetivo do grupo passou a ser transformar o mundo seguindo a visão da lendária The Boss, um planeta unido, sem fronteiras. Big Boss fez parte do grupo em certo momento, tornando-se uma figura icônica de herói. Porém ao ver que Zero inventava algumas histórias, sem sua permissão, para reforçar essa imagem de mito, acabou saindo do grupo, e tudo que fez nos jogos posteriores da franquia Metal Gear foi confrontar a ideologia de Zero, partindo de uma outra interpretação da visão de The Boss.

O comitê dos sábios dos Patriots, apresentado em Metal Gear Solid 2

Da sua criação até eventos após The Phantom Pain, o grupo era conhecido como Cipher, mas posteriormente passou para uma Inteligência Artificial com o nome de Patriots, os sucessores de Zero. No século XXI, os Patriots alcançaram imenso poder político, controlando efetivamente os Estados Unidos, com sua influência afetando a política, os militares e a economia. A organização passou a selecionar o governante da nação e encenaria eleições presidenciais para agradar o público americano, fazendo-os acreditar, como eleitores, que possuem controle sobre o governo. Nesse período, todo o destino da sociedade americana, seu jeito de viver, seria moldado por inteligências artificiais, e é nessa temática que Metal Gear Solid 2 e 4 estão inseridos.