O coletivo MAR (Mulheres Artistas – PA) criou a campanha “Mar contra Covid” para apoiar comunidades indígenas e quilombolas que estão precisando de auxílio devido a pandemia de COVID-19.

As artistas do coletivo se uniram e selecionaram algumas artes que serão os prêmios de uma rifa, cujo valor arrecadado será doado para as comunidades mais vulneráveis da região Norte e Nordeste do Brasil. Cada rifa custa R$ 10,00 e os sorteios serão realizados nas redes sociais do MAR.

A campanha foi idealizada por Moara Brasil, uma das fundadoras do grupo, a partir da necessidade das comunidades de povos originários da região. Entre os beneficiados pelo apoio estão as comunidades Tentem de Cameta, Vale do Javari, Murá, povos do Rio Negro, Tapajós, Arapiuns e outros. As artes terão impressão fine art e tiragem limitada para a campanha.

Artistas também foram afetadas pela pandemia

O MAR é um coletivo de mulheres artistas paraenses, especificamente das artes visuais, que funciona como um grupo de apoio, rede de divulgação de trabalhos, produtos e serviços, além de procurar organizar eventos e exposições.

O coletivo foi criado pela necessidade de ocupar o espaço paraense artístico, majoritariamente ocupado por homens que, segundo elas, demonstram pouco interesse em dividir esse espaço. 

Ty Silva, uma das artistas do coletivo, falou um pouco sobre as dificuldades que as mulheres artistas vem enfrentando durante a pandemia de coronavírus: “Muitas artistas são mães e a produção delas tem ficado muito mais complicada em razão de todas as demandas que elas precisam suprir. Além disso, todos os eventos foram cancelados, então as artistas que têm eles como principal meio de renda têm tido muitas dificuldades financeiras e assim como as demais artistas, tiveram de buscar novos modos de se adaptar a toda a situação.”

Ela explica que, de modo geral, as artistas tiveram sua renda afetada e isso também afetou seu equilíbrio emocional. A falta de apoio do Estado e os problemas que muitas enfrentaram para receber o auxílio emergencial, também vem contribuindo para um agravamento das condições de sustento dessas mulheres.

Contribua com a campanha “Mar contra Covid”.