O jogo Pokémon Go foi um sucesso absoluto entre todos os fãs quando foi lançado, na época surgiram muitos memes de pessoas criando novos pokémon para serem capturados e a brincadeira não parou por aí. Em Manaus, uma artista local fez um concept art para um game que seria uma versão com lendas regionais do jogo.

A amazonense Valéria Romano é formada em design e possui mais de 3 anos de experiência em UX/UI mobile e web. A designer criou um game concept para um jogo chamado “Pega Lenda”, um game inspirado em Pokémon Go.

A ideias para o game Pega Lenda surgiu após a designer ver uma publicação no instagram do projeto Manaus Artist Gang, que lançou um desafio artístico para que os artistas de Manaus homenageassem as lendas locais, e então começou a rabiscar algo que envolvesse arte e cultura para o interativo. “Fiz uma pesquisa rápida no meu instagram pessoal para saber se a galera conhecia as lendas amazônicas, a maioria de Manaus respondeu que sim, mas quem era de outros estados respondia que não”, revela Valéria.

Após a sua pesquisa, Valéria notou que seria interessante encaixar elementos regionais em uma abordagem parecida com a de Pokémon Go.

Também tive um cuidado muito grande com as histórias de cada lenda e a personalidade de cada uma delas no visual dos personagens, assim quem não conhece consegue descobrir sobre cada uma e quem já conhece acaba sempre aprendendo um pouco mais e vendo as histórias de um ponto de vista interativo, eu mesma aprendi muito enquanto pesquisava e percebi que o meu conhecimento antes sobre as lendas era muito superficiais.

Objetivos do Game

Em resumo, o objetivo principal do game é de que as pessoas possam se divertir e aprender um pouco mais sobre cada lenda da região. No game, as lendas se revoltam com a destruição da floresta e, para retornar o equilíbrio, devem ser capturadas, mas existem mais coisas que devem ser feitas para que isso possa acontecer. No game existe uma barra de vida que diminui de acordo com as “batalhas” durante a captura, caso o seu personagem seja atingido por uma lenda a sua vida diminui e para aumentar a barra, o personagem deve beber água.

Existem algumas outras brincadeiras no jogo que são como piadas internas para os Manauaras, tais como: sempre andar calçado para evitar queimar o pé no asfalto escaldante de Manaus, e também podem ser usados itens como açaí, cupuaçu e tucumã para recuperar danos sofridos ao decorrer do game, porém as frutas só podem ser coletadas se forem plantadas pelo seu personagem ou por amigos que também jogarem o game.

Para que uma lenda seja capturada, não basta apenas jogar a pokebola e torcer para que a lenda não fuja, no Pega Lenda, para que se possa capturar uma, existe toda uma base de estudos envolvidas, onde você precisa seguir passo a passo os feitiços baseados no Tupi que aparecem na tela.

Será que Alguma Hora Veremos Esse Jogo Ganhar Vida?

Bem, enquanto isso as notícias não são 100% animadoras. Valéria conta que, “Eu não imaginei que o interesse ia alcançar esse nível então não tenho como garantir o desenvolvimento do game agora, mas se algum desenvolvedor com interesse na ideia e conhecimento em realidade aumentada quiser colocar em prática é só falar comigo que a gente planeja”.

Algumas desenvolvedoras foram falar com a designer e elogiaram a proposta e possuem certo interesse em por em prática. Amigos e conhecidos de Valéria também elogiaram e já chegaram perguntando onde poderiam baixar o game. Só esperamos que possamos ver esse jogo disponível nas lojas digitais o quanto antes porque ele seria legal que só!

Para conferir o game concept completo basta acessar a página do behance da Valéria.