Atire o primeiro bit, quem nunca sofreu por causa da ação do maldito LAG: seja jogando, assistindo vídeos ou até ouvindo música online; tudo congela, menos a raiva. E foi dessa constante frustração, que um jogador online de Rainbow Six Siege criou um abaixo-assinado pedindo à Ubisoft a criação de um servidor para as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

O atual servidor nacional da Ubisoft (e do jogo) encontra-se em São Paulo, junto ao um Servidor Geral da Amazon, que hospeda também jogos de outras desenvolvedoras. “O servidor originalmente tinha a função de atender a demanda dos jogadores da América do Sul, porém isso está se mostrando cada vez mais impossível, visto que só no Brasil existem dois milhões de jogadores”, explicou o criador do abaixo-assinado, Leumim Souza.

O abaixo-assinado foi criado visando melhorar a jogabilidade do game, principalmente nas regiões Norte-Nordeste, as mais distantes do servidor original e que possuem significativo LAG.  “O abaixo-assinado será entregue para a Ubisoft Brasil pedindo pela criação de um servidor novo local, resolvendo assim problemas com o LAG e desafogando o número excessivo de gamers no servidor de São Paulo”, explicou. “O novo servidor poderia ajudar também alguns países latinos próximos, que sofrem com os mesmos problemas”, concluiu.

O jogo posssui atualmente 4 servidores nos Estados Unidos, 1 no Brasil, 2 na União Europeia, 2 na Ásia e 1 na Austrália. “Eu não conheço muito sobre os custos de implantação de servidores dedicados, mas creio que Manaus tenha porte para receber o serviço ou a infraestrutura de, pelo menos, mais um data center no Brasil; além de ser um ótimo um ponto estratégico por ficar bem localizada na região norte”, contou.

Leumim Souza explicou que o nível de LAG sofrido pela região Norte-Nordeste é tão alto que torna difícil disputar um torneio online sem que haja essa desvantagem de latência. “Em um jogo de FPS (First Person Shooter) o LAG é uma diferença gigantesca e são nesses torneios online que começam a escalada até se atingir um nível Pro League, conforme vai ganhando junto com a equipe”, disse.

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=KRXcA3aVvmo” mode=”normal” /]

De acordo com Leumim Souza, se o abaixo-assinado for atendido, será a primeira vez que uma desenvolvedora de games instalará um segundo servidor do gênero no país, podendo vir a incentivar outras desenvolvedoras a adotar a mesma atitude.

“Esta medida mostrará todo o talento dos jogadores online locais e poderá até ajudar na profissionalização deles, já que nem todos podem viajar para o sudeste para investir na carreira logo no início para games como LoL, CS:GO, Dota, Rainbow Six: Siege ou Overwatch”, explicou Leumim Souza. “Espero que isso seja apenas um estopim do que estar por vir, porque acredito que os gamers devem reivindicar com mais vontade os seus direitos”, concluiu.

O abaixo-assinado visa coletar 500 assinaturas e pode ser acessado neste link.