A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke, O Castelo Animado e Meu Vizinho Totoro são nomes bem familiares para os fãs do Studio Ghibli, um dos mais aclamados estúdios de animação não só no Japão, mas no mundo inteiro. Filmes como esses inspiraram 8 artistas locais a organizarem a exposição Ghibli – O vento quente do deserto, a fim de homenagearem a contribuição do estúdio e de seu principal diretor, Hayao Miyazaki, à sétima arte.

A sensível estética de contos de fadas com que o estúdio confecciona suas produções tem maravilhado o público em geral por décadas, e segundo Luiz Andrade, membro do coletivo Xmao e curador da exposição, a ideia é justamente reproduzir essa experiência por meio dos traços dos artistas convidados:

Nos preocupamos em escolher os filmes que apresentam as características que mais destacam o Ghibli. A busca pelo elo cultural perdido entre o povo japonês e suas tradições, a ecologia, a fantasia e a contemplação são fundamentos do trabalho de Hayao Miyazaki e tornam as produções do estúdio, em minha opinião, o sucesso que são.

Luiz Andrade oferece ainda uma oportunidade única aos que comparecerem ao evento de abertura: peças exclusivas da exposição serão sorteadas aos que estiverem no local!

Os artistas aproveitam a oportunidade para refletir junto ao público sobre os temas abordados nos filmes, como a urgência de preservação do meio ambiente e amadurecimento pessoal, por meio da realização de oficinas de animação e roteiro e palestras sobre cultura e estética visual japonesa, que serão ofertadas a preços populares de acordo com a programação do evento.

A mostra, que traz o trabalho dos artistas Ana Toyoda, Daniele Mendes, Erick Rick, Gabi Lira, Ircomix (Izabelle Regina), Luiz Andrade, Rafael Rodrigues e Rayanne Cardoso, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura por meio do edital Espaço Aberto, mais uma vitória para os membros do coletivo Xmao que já tiveram trabalhos expostos nos corredores da CCXP e contribuíram com a exposição A Voz do Fogo  em homenagem a Alan Moore, o Mago dos Quadrinhos.

Ghibli – O vento quente do deserto tem entrada gratuita e estará aberta à visitação a partir do dia 03 de maio, no Centro Cultural Palácio da Justiça na Av. Eduardo Ribeiro – Centro, de segunda a sábado, das 13h às 17h, e aos domingos, das 11h às 15h. Informações sobre a programação das oficinas e palestras ministradas pelos artistas estão disponíveis na página oficial do evento.