O ano de 2020 trouxe uma série de situações desafiadoras para as pessoas ao redor do mundo. A pandemia de coronavírus deslocou os empregos do escritório para o home office e instaurou o isolamento como solução inicial para conter o avanço da doença. Com isso, o convívio social virou raridade e os indivíduos precisaram aprender a passar o tempo com outras atividades.

Apesar da queda do número de casos até mesmo no Brasil, o cenário de fuga das aglomerações ainda está bem longe de mudar, pelo menos até os países distribuírem vacinas, algo que só deve acontecer em 2021. Por isso, para te ajudar a preencher o tempo com novos hobbies, nós separamos algumas dicas para colocar em prática ainda em 2020, enquanto a vacina não chega.

Emuladores de consoles antigos

Entre umas horinhas de The Last of Us Part II e outras de Hyper Scape, dá para separar um espaço na agenda e adentrar à máquina do tempo, voltando à uma época em que nem se sonhava com o coronavírus. Com o download de bons emuladores, você pode jogar clássicos como Super Mario World e Donkey Kong em suas versões nos consoles originais.

Há diferentes opções de serviços do tipo, pagos e gratuitos, como o Matsu Player para Android, o RetroArch para PC e o MegaN64 também para os dispositivos móveis. Com a ajuda desses softwares você pode aproveitar a magia de ícones como o PS1, o Super NES e o Atari.

Poker

O poker é mais um esporte do que simplesmente um jogo de cartas, já que envolve uma série de técnicas matemáticas, estatísticas e psicológicas. As partidas são bem longas, e se você gostar, dá para passar o tempo, sobretudo nos finais de semana sem muito o que fazer durante este verão de 2020.

O melhor de tudo é que não é necessário apostar dinheiro para começar a jogar. Há sites que oferecem partidas de poker totalmente gratuitas, em que você utiliza moedas fictícias da própria plataforma e ainda ganha bônus se convidar os amigos pelas redes sociais. Com o tempo e o gosto pelo esporte, dá até para pensar em competir valendo alguns reais.

Novos board games

Os board games, ou simplesmente jogos de tabuleiro, em português, são mais conhecidos em sua forma física, formada por dados e tabuleiros de papel. Porém, com o isolamento social trazido pela pandemia, encontrar a galera se tornou algo restrito e não recomendado. Por isso, é interessante buscar versões online dos jogos.

Há opções de clássicos dos tabuleiros como Monopoly, Risk e Clue. Também é possível apostar em títulos menos conhecidos nas lojas do ramo, como 7 Wonders, Sagrada e Through the Ages. Assim, aquele hobbie semanal de jogar com os amigos pode se manter mesmo em um 2020 tão chato.

Produção de textos

Escrever também pode ser considerado um hobby, principalmente se você faz isso como lazer e de maneira despojada, sem as amarras da demanda para a faculdade ou para o trabalho. O objetivo é passear por diversos estilos como a poesia e a ficção. Assim, é possível utilizar os anos de experiências com filmes para contar suas próprias histórias.

Apesar de não estarmos mais na era dos blogs, ainda é possível publicar os textos por aí, em plataformas como LinkedIn, Facebook, Medium e Instagram. Dá para inovar e gravar vídeos para o YouTube ou quem sabe se tornar um bom narrador por meio de threads no Twitter?

Novos idiomas

O inglês já é algo comum no dia a dia dos fãs de quadrinhos, animes, filmes e séries. Por mais que a dublagem brasileira esteja entre as melhores do mundo, muita gente prefere assistir as produções com o áudio original. Então, já que a língua inglesa está presente na rotina, por que não apostar em um idioma diferenciado?

Plataformas como o Duolingo ajudam a praticar alemão, francês, holandês, mandarim, japonês e vários outros idiomas que forem do seu interesse. Diversas opções de apps gratuitos e pagos também podem ser utilizados para os estudos. Por mais que não se chegue em um nível proficiente do idioma, dá para formar boas bases.

Criação de apps

A criação de um aplicativo passa por uma série de aprendizados diversos, como programação, marketing e design. Preencher um projeto próprio ajuda a preencher o tempo, já que se gastará um bom investimento de horas para pesquisar sobre o público e produzir os primeiros esboços.

Logo, vale a pena utilizar o tempo ocioso deste 2020 parado em casa para aprender a criar aplicativos. Não precisa entrar na vibe de lançar o próximo Facebook ou se cobrar para ter a ideia mais genial do mundo e se tornar um milionário. O objetivo mesmo é entrar em contato com diferentes conteúdos e se divertir.

Estudo de cinema

Assistir um filme por si já é divertido, mas se alterar um pouco o olhar, pode tornar a experiência ainda mais enriquecedora. Para tal, é possível ler mais sobre construção de narrativas, fotografia e edição. Há bons canais sobre o tema que ensinam de maneira simples e despojada.

Então, estudar cinema é um hobby interessante que te ajuda a compreender melhor seus filmes e séries preferidos, além de alcançar ensinamentos sobre produção artística e construção de histórias. Quem sabe também não dá para gravar uma coisa ou outra dentro de casa?