Apagão – Cidade Sem Lei/Luz

Imagine o que aconteceria se a energia elétrica um dia apagasse e nunca mais voltasse. Nessa HQ da Editora Draco (compre aqui), ambientada em uma São Paulo caótica, as ruas da cidade viraram um verdadeiro campo de batalha onde gangues se enfrentam por território e recursos.

No meio disso, um grupo de jovens tenta melhorar as coisas e transformar a destruição em uma chance de reconstruir a sociedade. Eles são os Macacos Urbanos, liderados pelo mestre de capoeira Apoema. Além da HQ, existe também um áudio-jogo muito legal, em formato de podcast, lançado em parceria com a Rede Geek.


Jeremias – Pele

O selo ‘Graphic MSP’ traz histórias dos personagens da Turma da Mônica reimaginados por diferentes artistas independentes e, nesta HQ premiada, o roteirista Rafael Calça e o desenhista Jefferson Costa dão vida a uma história forte, dura, emocionante, na qual Jeremias lidará pela primeira vez com o preconceito por causa da cor da sua pele.

A história é recheada de dor, mas também de superação, aprendizado e preparação para a vida. O gibi ganhou o prêmio Jabuti de Histórias em Quadrinhos em 2019. Compre aqui.


Esta matéria está disponível também em vídeo. Assista:


Angola Janga – Uma História de Palmares

Angola Janga significa “Pequena Angola”, e também é conhecida como Palmares. Por mais de cem anos, foi como um reino africano dentro do Brasil. Formada em Pernambuco por fugitivos da escravidão, a cidade cresceu, organizou-se e resistiu aos ataques dos militares holandeses e das forças coloniais portuguesas.

Por meio dos quadrinhos e através de uma extensa pesquisa, o ilustrador Marcelo D’Salete desenha e narra a história de personagens negros como Antônio Soares, Ganga Zumba e Zumbi, principal liderança do quilombo, cuja data da morte é relembrada como o Dia da Consciência Negra. A HQ ganhou inúmeros prêmios e foi considerada uma das obras mais importantes do seu ano de lançamento. Compre aqui.


Rat Queens

Imagine um grupo de personagens de RPG que adora trucidar monstros e completar quests em troca de ouro, que elas acabam gastando na taverna. Assim são as Rat Queens, um grupo de mercenárias formado por uma maga elfa, uma anã guerreira, uma halfling ladina e uma clériga com sérios problemas com a fé.

Dee, a clériga, é uma das mais poderosas do grupo e vem de um povo que cultuava um deus que é uma lula voadora chamada N’Rygoth, no melhor estilo Lovecraft. Depois de se casar e se separar, e acabar se desiludindo da própria fé, ela passou a viajar e acabou amiga desse grupo improvável. A HQ sai no Brasil pela editora Jambô e você pode comprar aqui.


Castanha do Pará

Castanha é um garoto que vive nas ruas de Belém, nos anos 90, dorme a céu aberto e sobrevive de pequenos furtos e das migalhas de atenção que sobram do mundo ao seu redor. Constantemente enxotado de todos os lugares, o menino é representado com seu corpo humano franzino, pele escura e uma cabeça de urubu, uma ideia que remete ao clássico quadrinho ‘Maus’, de Art  Art Spiegelman, para mostrar como a sociedade o enxerga.

Mesmo nessa situação, Castanha mantém uma imaginação infantil – sonhando com futebol, monstros e sereias, em cenas lindamente pintadas em aquarela. A HQ foi a primeira vencedora da categoria História em Quadrinhos do prêmio Jabuti, o mais importante da literatura nacional. Você pode comprar aqui.