Maratona de Desenvolvimento de Jogos terá etapa regional no Norte nas cidades de Belém, Porto Velho, Palmas e Manaus e está com inscrições abertas para desenvolvedores, mentores, juízes, patrocinadores e parceiros.

Conhecida como “Copa do Mundo de Desenvolvimento de Jogos”, a GameJam+ é uma maratona anual de desenvolvimento de videogame estabelecida para promover e orientar novos estúdios independentes e apoiar sua entrada na indústria global de videogame.

“Com a GameJam+, somos capazes de fornecer uma plataforma para troca e oportunidades de conexão com desenvolvedores de todo o mundo de uma forma que os participantes nunca experimentaram”, disse Ian Rochlin, um organizador da GameJam+. “Com esta iniciativa, esperamos fomentar o crescimento de todas as comunidades de desenvolvedores que se atreveram a embarcar conosco nesta aventura única.”

A primeira fase da GameJam+ acontecerá de 9 a 11 de outubro de 2020 em 50 cidades brasileiras e 37 internacionais e espera mais de 2.000 participantes, 400 projetos (100 incubados em dois meses) e 1.000 voluntários.

A GameJam+ incentiva desenvolvedores de jogos e profissionais da indústria de todos os níveis de experiência a participarem do evento. Todas as áreas do conhecimento darão uma contribuição significativa para a orientação fornecida aos participantes ao longo do evento. Da mesma forma, “jammers” de todas as áreas de especialização são bem-vindos para contribuir com os projetos. Os oficiais da GameJam+ acreditam que o desenvolvimento de jogos é uma atividade multifacetada e multidisciplinar que requer uma ampla gama de habilidades e conhecimentos.

Desenvolvedores e profissionais da indústria interessados em participar, seja como jammer, juiz, mentor ou patrocinador, ou organizadores que desejam registrar sua cidade como uma sede oficial do evento GameJam+, podem se inscrever e saber mais no site oficial: www.gamejamplus.com.

Na primeira fase da GameJam+ os participantes apresentam ideias, formam equipes e desenvolvem um protótipo de jogo em 48 horas. No final da primeira fase, cada equipe criará um pitch para seu projeto e o apresentará a um painel de jurados que avaliará e escolherá as equipes finalistas de cada região. Devido às restrições do Coronavírus em todo o mundo, cada cidade pode escolher se deseja realizar esta parte do evento online ou pessoalmente.

Os competidores que conseguirem passar pela primeira fase prosseguirão para a segunda fase da GameJam+, que ocorre entre novembro e dezembro. As equipes terão acesso a mentoria direcionada e workshops online que conectam os participantes a renomados profissionais da indústria. Então, em janeiro de 2021, as equipes se reunirão para a terceira fase, onde participarão de cinco semifinais continentais (América Latina, África e Oriente Médio, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania), terminando com os finalistas que passarão para etapa final do evento. Por fim, a quarta e última etapa acontece em maio de 2021, onde as equipes se enfrentam na grande final do BIG Festival, em São Paulo. Os vencedores serão premiados com base em categorias como Melhor Arte, Melhor Estratégia de Marketing e Melhor Som, entre outras.

As categorias de GameJam+ 2020 incluem:

Escolha da Publisher: Aberto a qualquer pessoa com um projeto em andamento, editores de todo o mundo irão selecionar os melhores projetos com curadoria para a oportunidade de se conectar com editores e investidores.
Game for Change (G4C): Em parceria com a G4C LATAM, esta categoria desafia as equipes a criar um jogo que enfrente um dos 17 temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como pobreza, fome no mundo, igualdade de gênero, educação acessível e muito mais.
Escolha do patrocinador: Também conhecida como a categoria de “inovação aberta”, um patrocinador escolhe um tema e diversificadores que devem ser incorporados ao projeto de qualificação. Pode conter elementos da empresa patrocinadora, como o nome ou logotipo, ou pode servir como ferramenta de treinamento de funcionários ou projeto de fidelização de clientes.
Diversidade: Com o objetivo de dar voz a grupos marginalizados, esta categoria acolhe calorosamente jogos criados por mulheres, negras e desenvolvedores LGBTQIA+, bem como projetos incluindo protagonistas e temas dessas comunidades sub-representadas.

Sobre a GameJam+

GameJam+ é uma maratona de desenvolvimento de jogos com o objetivo principal de fomentar a indústria da economia criativa com novos jogos, empresas e comunidades engajadas, ao mesmo tempo em que une a força e os interesses de diferentes polos de desenvolvedores em todo o mundo. GameJam+ tem como objetivo mostrar a existência e o potencial de jogos independentes, estimulando ainda mais os desenvolvedores a criar e ver o conceito de criação de videogames como um negócio.

Muitos estúdios que participaram da GameJam+ continuaram a florescer e expandir sua empresa. Vencedor de 2017, o aclamado estúdio de desenvolvimento brasileiro Patada! é apenas um dos muitos exemplos do tipo de sucesso que se segue graças à orientação e suporte que a GameJam+ oferece. Depois de aceitar com orgulho o julgamento de seu projeto intitulado Fake News, uma experiência interativa que torna os jogadores cientes do impacto das notícias falsas e alegações falsas em nossa sociedade em uma escala global, o talentoso estúdio foi capaz de crescer e alcançar grandes feitos. Em 2019, Patada! conseguiu obter financiamento da Raja Valley Ventures e o game foi indicado ao prêmio de “Melhor Jogo Brasileiro” no BIG Festival 2019.

Sua quinta edição, dividida em quatro etapas ao longo de sete meses, contará com 20 países, mais de 2.000 participantes, 400 projetos – 100 dos quais ficarão incubados em 2 meses – e 1.000 voluntários. A GameJam+ tem parceria com empresas renomadas, como Sebrae, Nuuvem, Google, Poki, consulado do Reino Unido, Big Festival, Gazeus e Unity.